sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Resposta dos professores de pedagogia

Manifestação da Comissão de Curso de Pedagogia


Objeto: Solicitação de esclarecimentos e questões sobre mudanças na grade curricular do curso de Pedagogia, assim como no Programa de Residência Pedagógica.

Interessados: Discentes do Curso de Pedagogia

Histórico: Na última sexta-feira (22/10), após a composição de duas comissões de discentes para discutir o curso de Pedagogia, os alunos elaboraram uma síntese com os pontos principais discutidos. Tal síntese foi apresentada e discutida por representantes discentes em uma reunião da Comissão de Curso no dia 25/10/2010. De forma geral, as questões focalizavam dois aspectos: (i) o Programa de Residência Pedagógica; (ii) a Grade Curricular atual do curso de Pedagogia. Além dessas questões de cunho mais geral, outros aspectos específicos sobre o funcionamento de algumas disciplinas foram abordados no documento entregue pela Comissão Discente.


Parecer: Após a reunião e discussão com os representantes discentes – Lays Pereira (6º termo, vespertino); Raquel Domingues de Medeiros Alburqueque (6º termo, noturno), Rosimeire Aparecida da Sila (6º termo, noturno), Carlos Eduardo Sampaio Dias (6º termo, noturno) e Solange França Civeira (6º termo, noturno) – a Comissão de Curso emite o parecer que segue:


  • Em relação às questões sobre o Programa de Residência Pedagógica, foi convocada uma reunião com os coordenadores de cada modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Educacional) para discutir e procurar solucionar as reivindicações dos alunos. A reunião ocorreu no dia 28/10/2010 e discutiu os pontos trazidos pelos discentes. No geral, os coordenadores de cada modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Educacional) irão conversar com os preceptores do PRP para procurar solucionar algumas questões, tais como maiores esclarecimentos sobre cada disciplina. No entanto, é importante frisar que alterações substantivas que afetam o desenho institucional da RP precisam de aprovação do colegiado de Pedagogia.


  • É importante destacar dois aspectos: (i) as mudanças sugeridas na Grade Curricular, que envolvem diretamente o PRP, serão levadas em consideração e cotejadas em reuniões específicas da Comissão de Curso e do Colegiado de Pedagogia, uma vez que o curso está atualmente em processo de avaliação; (ii) a solicitação da instalação de um Comitê Gestor e de Ética para o PRP já se encontra em processo de organização.

Em relação às mudanças sugeridas na Grade Curricular do curso de Pedagogia, a Comissão de Curso levará a discussão proposta para as reuniões do Colegiado e da própria Comissão em que serão tratadas possíveis alterações na matriz curricular do curso. É importante ressaltar que tais reflexões estão acontecendo em reuniões pedagógicas desde o início do 2º semestre de 2010. Desta forma, os pontos levantados pelos discentes colaboram para organização e sistematização de questões específicas. Vale lembrar também que as matrizes curriculares dos cursos não podem ser alteradas a qualquer momento. As mudanças exigem justificativa fundamentada e devem ser aprovadas pelo colegiado de Pedagogia e serem submetidas ao CG. A última alteração para os ingressantes de 2010 e 2011, por exemplo, ainda está em curso e deve seguir para o CG em novembro de 2010.


  • A Comissão aprova também os pontos que defendem o permanente diálogo para a melhoria do curso, com discussões sistematizadas. Por este motivo, reforça a importância da constituição da representação discente no Colegiado do Curso, na Comissão de Curso e no Comitê Gestor do PRP. Sugere, inclusive, que o Centro Acadêmico de Pedagogia e demais discentes organizem eleições para eleger 03 representantes e 03 suplentes para representá-los em tais instâncias.

  • Será possível também atender, na medida do possível, o pedido dos alunos do 6º semestre para que os professores apresentem suas respectivas linhas de pesquisa e/ou área de interesse. As professoras responsáveis pelas disciplinas de Metodologia da Pesquisa irão estudar uma forma de contemplar tal solicitação.


Guarulhos, 08 de Novembro de 2010


Comissão de Curso

Um comentário:

  1. Acredito que está mais do que explícita a necessidade de continuidade na participação das reuniões no Colegiado. Sugiro que, até que se façam as eleições para a escolha dos representantes, se mantenham as representantes voluntárias caso seja de interesse delas também.
    Obrigada
    Lia (6o termo vespertino)

    ResponderExcluir