quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Inscrições Abertas: Curso "Mediação de conflitos nas escolas - uma introdução"

Inscrições abertas para o curso
"Mediação de conflitos nas escolas - uma introdução"
 
A UMAPAZ oferece o curso teórico-vivencial Mediação de conflitos nas escolas - uma introdução, aberto a professores, associações de pais e mestres, conselhos de escola, CADES e profissionais da educação interessados em desenvolver habilidades para lidar construtivamente com situações de impasse ou conflitos, ministrado por Ana Lucia Catão, com o objetivo de implementar conceitos e práticas da Cultura de Paz no ambiente educacional, que colaboram para a prática de comportamentos saudáveis, cooperativos e harmoniosos, sustentando o aprendizado e a convivência a partir de parâmetros criativos e dinâmicos.
 
Com 20 horas de duração, as aulas serão oferecidas na UMAPAZ nos dias 05, 12, 19 e 26 de novembro e 10 de dezembro de 2011, aos sábados, das 9h às 13h. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de outubro (domingo), enviando a ficha abaixo, devidamente preenchida para o e-mail:
 
A Mediação, quando pensada a partir de uma perspectiva ético-política, convida a lidar com situações de conflito de maneira criativa e construtiva, de forma propiciar a transformação das relações, composição com o diferente e o trabalho com potências criativas do sujeito.
 
O programa abordará os seguintes temas:
 
  •  Princípios da mediação de conflitos e das práticas restaurativa;
  •  Comunicação não-violenta;
  •  Círculos de conversas restaurativas;
  •  Ferramentas de mediação de conflitos;
  •  Cuidados e possibilidades na introdução e enraizamento de mediação de conflitos e das práticas restaurativas nas escolas.
 
Facilitadora: Ana Lucia Catão: mediadora; pesquisadora nos temas de Mediação e Justiça Restaurativa; mestre em psicologia social (PUC-SP); especialista em mediação de conflitos (PUC-SP, Psicologia Clínica).
                      
SERVIÇO: Curso: Mediação de conflitos nas escolas - uma introdução
Datas: aos sábados, 05, 12, 19 e 26/11 e 10/12 de 2011 (dia 03/12 não haverá aula).
Horário: das 9h às 13h.
Público Focalizado: Professores, associações de pais e mestres, conselho de escola e educadores interessados em desenvolver habilidades para lidar com situações de impasse ou conflitos.
Facilitadora: Ana Lucia Catão.
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.
Vagas: 50 - serão contemplados os primeiros inscritos.
 
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso Mediação de Conflitos nas Escolas - uma introdução
 
 
1. NOME COMPLETO:  
 
2. Idade:
3. Sexo  (    ) M    (     ) F
 
4. RG nº                       órgão:     UF: 
4.1. CPF nº
 
5. Escolaridade        (      ) Ensino Médio  (     ) Ensino Superior
 
6. Área de formação:
 
7. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    ) Organização não governamental (    ) Estado  (     )
 
8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF
 
9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
 
10.  Se educador, instituição em que exerce a função:  
 
11. Endereço residencial:
 
12. Região ou bairro                           13. CEP
 
14. E-mail:
 
15. Telefone fixo:
 16. Telefone celular:
 
17. Por que deseja participar deste curso?
 
 
18. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?
Qual? 
 




 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Porque um Centro Acadêmico

Segue uma mensagem elaborada pela comissão eleitoral para explicar o Centro Acadêmico e a formação das chapas.

CENTRO ACADÊMICO


Um centro acadêmico pode organizar-se de diversas maneiras. A princípio se elege uma diretoria que pode funcionar com cargos de presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, comunicador e assim por diante; ou, organizar-se em coordenadorias, financeira, comunicação, ensino, pesquisa e extensão e outras que se tornarem necessárias de acordo com as especificidades de cada Centro Acadêmico. As eleições também podem se dar de diversas maneiras: eleições em chapas por voto secreto, eleições em chapas por aclamação em assembléia, eleições por colegiado em voto secreto ou por aclamação em assembléia, é possível que pessoas também sejam eleitas individualmente, por aclamação ou voto secreto, essas determinações devem estar no estatuto de cada centro acadêmico. Esse estatuto deve ser a primeira atividade na construção do CA, todas as eleições se darão por meio das regras estipuladas no mesmo. Em caso de não se haver um estatuto deve ser formar uma comissão pré-CA, que terá missão de propor um ou mais estatutos em assembléia para ser votado, grupos de estudos sobre estatuto, grupos de trabalho que proponham estatutos, artigos de estatuto e outros mais, além de convocar a assembléia para votação desse estatuto. E nesse momento representar os estudantes de pedagogia. O tempo que essa comissão terá para organizar o CA deve ser estipulado em assembléia, assim como os alunos eleitos para essa comissão também devem ser eleitos em assembléia. Caso exista um estatuto provavelmente nele constará as regras para as eleições, e normalmente tira-se em assembléia uma comissão pré-eleitoral que organize as eleições baseadas no estatuto. Porém tudo pode mudar dependendo do estatuto ou da própria assembléia que deve ser soberana, e esfera maior de deliberação de qualquer Centro Acadêmico.

CAPED – UNIFESP: O Centro Acadêmico Cecília Meireles possui um estatuto hoje. Nosso CA se organiza em 5 coordenadorias(Finanças; Comunicação; Assistência estudantil; Ensino, Pesquisa e Extensão; Eventos, Esportes e Cultura) e suas eleições se dão em chapas por voto secreto, atualmente estamos em um novo processo eleitoral. É preciso frisar que não é necessária a formação de apenas uma chapa, podem ser formadas uma ou mais chapas durante o período de inscrições, desde que existam interessados para isso. Cada chapa deve ser composta de no mínimo 10 estudantes do curso de pedagogia.

Estatuto: http://pedagomobilizada.blogspot.com/p/estatuto-do-caped.html

Porém, esse modelo não é uma regra para organização de Centros Acadêmicos, assim como organizar-se em Centros Acadêmicos também não é uma regra de organização para o movimento estudantil. O mais importante é que a Assembléia de alunos tenha soberania para decidir como se organizar e como fazer essa organização.

Esses modelos apresentados são os mais convencionais dentro do movimento estudantil. As decisões tomadas em assembléia devem ser legítimas e representativas, não importando assim a maneira que os (as) estudantes se organizem.

Eleições para o CAPED

A Comissão Eleitoral, instituída no dia 01 de Junho, em Assembléia Geral dos Estudantes de Pedagogia, convocada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles, convoca os estudantes regularmente matriculados no curso de Pedagogia (Graduação) para as eleições da nova chapa do Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles.

Fica instituído como Comissão Eleitoral: Andressa Silva (4º Termo – Vespertino – E-mail: andressa.baldini@gmail.com), Debora Regina Marques de Barros (4º termo – Vespertino – E-mail: deboramarquesunifesp@gmail.com), Karen Ishiguro (4º termo – Noturno – E-mail: karenishiguro@gmail.com) e Marilya Carnaval ( 8º termo – Vespertino – E-mail: marycarnaval@hotmail.com).


1) Das inscrições e calendário

1.1) As inscrições das chapas deverão ser feitas de acordo com o calendário e preenchimento do formulário em anexo, sendo enviado ao seguinte endereço eletrônico: comissãoeleitoralcaped@gmail.com

1.2) Calendário Previsto

Publicação do edital: 26 de Outubro

Inscrições das chapas: 27/10 até 31/10

Recursos: O1/11 e 02/11

Divulgação das chapas inscritas: 03/11

Propaganda eleitoral: 04/11 até 08/11:
Debate: 09/11

Eleição: 10/11 - Apuração às 21h.

Recursos: 11/11 até 13/11

Divulgação oficial dos resultados: 14/11 e 15/11

Posse da chapa eleita: 16/11

2) Das eleições

2.1) As eleições se darão por voto secreto em urna itinerante que passará em cada sala, de cada um dos termos e turnos na data prevista.

2.2) Será necessária assinatura em ata com nome e número de matrícula.


Documento completo em "Edital da eleição 2011"