quinta-feira, 24 de novembro de 2011

[urgente] Residência Pedagógica

Caros colegas de curso,

As mobilizações realizadas no começo do semestre sobre a Residência Pedagógica aparentemente estão surtindo alguns resultados.

Primeiramente, para aqueles que semestre que vem pretendem cursar a disciplina, inclusive os que atualmente estão no 4º semestre, a faculdade disponibilizou um formulário de inscrição no endereço: http://humanas.unifesp.br/scriptcase5/login/login.php

Repassem a notícia para seus amigos que não costumam ver emails, ajude a divulgar.

Em tal formulário há uma preocupação com o estudante que trabalha, questionando sobre quais datas e horários poderia participar da disciplina, o que indica que a faculdade está tentando resolver o problema da desorganização e atenuar os problemas de alguns dos estudantes, porém, ainda é cedo para avaliar se tal postura refletirá em uma melhora de verdade.

É certo que os professores tem se esforçado, o colóquio sobre residência pedagógica foi um passo importante neste sentido, ao unirem gestores de escolas, professores formadores, preceptores e estudantes para discutir as questões da RP, criaram um âmbito de aprofundamento das discussões e de publicização das problemáticas de cada grupo, ajudando a dar uma compreensão mais global sobre esta disciplina.

Porém, nenhum destes avanços teria se efetuado caso nossa mobilização não tivesse ocorrido e precisamos nos manter mobilizados para que todas estas reflexões sobre melhorias se transformem em ações concretas.

Aproveitamos esta mensagem para divulgar, para os que ainda não viram, os resultados da pesquisa sobre a Residência Pedagógica efetuada com os estudantes dos dois últimos termos:


E aqui os gráficos elaborados a partir de cada resposta: http://pedagomobilizada.blogspot.com/2011/11/resultado-parcial-das-pesquisas-sobre.html

Não deixem de mandar sugestões para a consulta pública sobre residência universitária, há um grupo de trabalho elaborando um documento que irá definir as diretrizes da política de residência em cada campus. Muitas estudantes que moram longe acordam muito cedo para conseguirem chegar nas escolas às 7 da manhã e depois permanecem na faculdade até tarde, se desgastando muito neste período, ficando doentes, etc. Então, não deixem de sugerir que a faculdade tenha algumas vagas rotativas que contemplem os estudantes de residência pedagógica, para evitar este desgaste todo. Para participarem acessem o endereço: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFZvenV5QnlGOVVudWxxbFdJNWNBLXc6MQ

E por fim, a urna oficial da votação do plebiscito pelos 10% para a educação está na sala de recepção da secretaria acadêmica, não deixem de votar.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PRAE lança consulta pública na residência universitária

Os interessados podem apresentar suas contribuições de 22/11 a 06/12/11

O objetivo da consulta pública é conhecer a demanda, as opiniões e os desejos da comunidade para subsidiar o trabalho da Comissão de Implantação de Residências Universitárias (CIRU). A comissão deve confeccionar, nos próximos meses, um edital de concurso de projeto para as Residências Universitárias.

A CIRU dá continuidade ao trabalho de 10 meses da Comissão Paritária de Estudo para Implantação de Moradias Estudantis (CoPEIME), que encerrou seus trabalhos em setembro de 2011. O relatório da CoPEIME está disponível no link:
http://prae.unifesp.br/moradia


A PRAE convida todos os membros da comunidade universitária a responderem voluntariamente a consulta pública, manifestando suas preferências, sugestões e contribuições. A participação pode ser feita pelo endereço eletrônicohttp://prae.unifesp.br/119-consultas-publica/132-consulta-publica



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Moção de Repúdio sobre último CONSU

Moção de Repúdio do Conselho de Entidades em relação aos acontecimentos do último Consu

Tendo em vista os acontecimentos da reunião ordinária do Conselho Universitário de nove de novembro de 2011, o Conselho de Entidades da Unifesp vem a público expressar seu repúdio e indignação. Na referida reunião assistimos alguns professores titulares mais uma vez desrespeitando estudantes e os próprios colegas docentes. Além disso, ficou patente a parcialidade da condução dos trabalhos, quando não se impediu que tal prática autoritária ocorresse.

Entendemos que tais fatos são inaceitáveis e reflexos da falta de um regulamento claro de funcionamento do Conselho. A falta de democracia não se dá apenas na desproporcional composição, mas também no trato dado à posições minoritárias. Verificamos uma contumaz intolerância ao contraditório, o que apenas reforça a estrutura antidemocrática de poder de nossa Instituição.

Conselho de Entidades da Unifesp

Nota do editor: No último CONSU, durante a discussão para a criação de uma nova pró-reitoria, a fala de um dos representantes dos estudantes foi interrompida por um professor titular que, aos berros, lhe mandou calar a boca.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

[05/12] Evento comemorativo dos 25 anos do HISTEDBR

Dia 05 de dezembro de 2011, a Coordenação Nacional do HISTEDBR, através do GT Unicamp, promove uma Vídeo Conferência comemorativa dos 25 anos do Grupo "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Programação:

09h–12h : "Contribuições do Histedbr à História da Educação" – Dermeval Saviani
14h–17h : "Caminhos possíveis para o HISTEDBR" - José Claudinei Lombardi

Local para participação presencial: Sala de Vídeo Conferência – FE – Unicamp.

Todos os GTs estão convidados a participar (as instruções para o acesso estão disponíveis em anexo). A confirmação da participação deve ser feita via email, com indicação dos dados para acesso à Vídeo Conferência.

Todos os GTs (e pesquisadores) poderão participar, individual ou coletivamente, através de conexão por Video Conferência ou pela internet.

É URGENTE a CONFIRMAÇÃO quanto a participação, para o encaminhamento das providências técnicas para a participação. Favor confirmar para os seguintes emails:

José Claudinei Lombardi (jcl_zezo@hotmail.com)Ricardo Adriano de Andrade(r.adrianoandrade@gmail.com
1) O seminário comemorativo será realizado através de Video Conferência e envolverá as instituições que queiram participar, ou conectadas via Video Conferência (VC), ou através da internet;

2) a participação via VC poderá ser feita através de salas equipadas para tal fim (com certeza de boa conexão e participação) OU de computadores (inclusive notebooks) com conexão em banda larga, web câmera e microfone – e se houver a participação de um grupo maior + data show + amplificador;
3) quem não possuir equipamento em condições de conexão de VC, poderá se conectar via INTERNET, pelo seguinte link de acesso DIRETO seminário:

http://www.fe.unicamp.br/videoconferencia/andamento.html

IMPORTANTE:é preciso ter o FLASH PLAYER instalado no computador.
5) encaminhar comentários e participar on line, as mensagens poderão ser encaminhadas por um desses meios:
Skype- jcl_zezo
Talk – jcl.zezo
6) as informações sobre a Sala de Video Conferência da Faculdade de Educação da Unicamp poderão ser obtidas no seguinte site
Informações e agendamento de testes deverão ser contatados com a equipe técnica responsável:

Engº Gilberto Oliani
Coordenação de Videoconferência:
+ 55 (19) 3521-7977 ou ramal 17977
e-mail: gilberto@unicamp.br

Analista de Suporte Computacional
Leandro Barboza
Videoconferência e Produção Multimídia:

Novas datas eleição CAPED

Eleições do CAPED 2011

Edital 006/2011

A comissão eleitoral informa que mediante um ocorrido de ordem pessoal, de uma de suas integrantes, foi necessária a adiação de algumas atividades previstas no calendário do processo eleitoral (Edital 003).

Informamos as novas datas.

Debate: 22/11

Eleição: 25/11 - Apuração às 21h.

Recursos: 26/11 até 28/11

Divulgação oficial dos resultados: 29/11

Posse da chapa eleita: 30/11

Sem mais,

Guarulhos, 17 de Novembro de 2011

Comissão Eleitoral.

Mudança na Comissão Eleitoral

Houve uma mudança na Comissão Eleitoral, a estudante Marilya Carnaval foi substituída pela estudante Ana Carolina Gomes do 8ºTermo / Vespertino.

Sendo assim, a composição da Comissão Eleitoral fica:

Andressa Silva (4º Termo – Vespertino – E-mail: andressa.baldini@gmail.com),
Debora Regina Marques de Barros (4º termo – Vespertino – E-mail: deboramarquesunifesp@gmail.com),
Karen Ishiguro (4º termo – Noturno – E-mail: karenishiguro@gmail.com)
Ana Carolina Gomes ( 8º termo – Vespertino – E-mail: carol_l7@hotmail.com ).