terça-feira, 1 de novembro de 2011

Análise das pesquisas sobre RP

A primeira análise centraremos sobre se o estudante que respondeu a pesquisa considera que a RP é Necessária ou Desnecessária ?

Na pesquisa há 4 alternativas, com as respectivas votações:

Desnecessária : 5
Necessária : 6
Necessária e Eficiente : 6
Necessária e Conturbada : 76

O objetivo desta questão era descobrir se os estudantes consideram a RP uma disciplina necessária para a sua formação e se estão de acordo com a forma como ela está implementada.

E pelas respostas foi possível verificar que no universo de 93 estudantes, 93,5% consideram-na como necessária à sua formação e deste grupo, 86% não consideram-na eficiente. Sem novidades aqui.

Começamos a cruzar as informações das diversas colunas, para entender se há algum padrão no perfil do estudante que respondeu em cada uma destas categorias e encontramos uma correlação muito interessante com a pergunta que questionava se o estudante teve ou teria alguma dificuldade financeira em decorrência da RP.

Dos 6 que consideram a RP necessária:
5 fizeram RP e não tiveram problemas desta ordem.
1 não fez e acredita que teria problemas.

Dos 6 que consideram a RP necessária e eficiente:
4 fizeram RP e 1 teve problemas, 2 não tiveram e 1 não respondeu.
2 não fizeram: 1 teria problemas e 1 não respondeu.

Dos 5 que consideram a RP desnecessária:

4 fizeram RP e tiveram problemas financeiros;
1 não fez RP ainda e deixou este campo em branco.

Os outros 76:

58 fizeram a RP e 43 tiveram problemas financeiros e 15 não tiveram;
18 não fizeram a RP e 5 não teriam problemas financeiros, 6 teriam e 6 não responderam.

Desta rápida análise pode-se perceber que dos 9 estudantes que fizeram a RP e a consideram como necessária ou necessária e eficiente, apenas 1 teve problemas de ordem financeira. Enquanto que entre os 62 que fizeram a RP e tem uma visão negativa ao seu respeito, 47 tiveram algum problema para se manter, ou seja, as condições financeiras do estudante contribuem para o modo como ele percebe a RP. Lendo os relatos enviados anteriormente pelos estudantes, há diversas queixas de pessoas que precisaram deixar seus trabalhos, fazer mais refeições na rua, comprar materiais para o PAP, gastar dinheiro com combustível, para conseguirem sair de seus trabalhos e chegarem na RP no horário, etc.

Um ponto importante é visto também na questão sobre se o estudante teve ou terá empecilhos para poder fazer a RP:


Outra questão realizada foi se o estudante teve ou teria algum empecilho para fazer a RP, dos 93 que responderam, 83 tiveram algum empecilho, ou seja, quase 90% dos estudantes tiveram algum tipo de dificuldade para fazerem a RP.

Traçando uma correlação, com a pergunta dos que fizeram ou não fizeram, pudemos observar que:

Dos 22 que ainda não fizeram, 20 tiveram ou teriam empecilhos para fazer. Alguns inclusive, nas observações, declaram que tentaram fazer, mas não conseguiram vagas nos horários que poderiam fazer.

Porém, dos 71 estudantes que fizeram a RP, 63 tiveram algum empecilho durante o processo. Destes 71 estudantes, 68 declararam que a carga de atividades lhe prejudicou nos estudos, ou seja, além das dificuldades para fazer a própria RP, ela ainda atrapalhou as atividades acadêmicas dos estudantes que responderam a pesquisa.

Brevemente analisaremos outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário