quinta-feira, 21 de julho de 2011
Grade Horária dos Cursos
quarta-feira, 20 de julho de 2011
7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
A iniciativa tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil.
Podem concorrer estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e doutorandos, com redações e artigos científicos.
Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero poderão concorrer na categoria "Escola Promotora da Igualdade de Gênero". Será premiada uma escola por região, que receberá a quantia de R$10 mil. O dinheiro deverá ser aplicado na ampliação e fortalecimento de ações promotoras da igualdade de gênero. Premiados em edições anteriores somente poderão candidatar-se novamente após três anos.
Na categoria estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: "Etapa Nacional" e "Etapa Unidade da Federação". Ao todo, serão 27 vencedores, um por cada estado e Distrito Federal que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.
Já nas categorias: "Mestre e Estudante de Doutorado", "Mestre, Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado" e "Estudante de Graduação" serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Ao todo, os textos vencedores receberão premiações em dinheiro no valor de R$ 23 mil, além de bolsas de estudo.
Mais informações:no site do CNPQ igualdade de gênero
[URGENTE] Rematrícula 21 e 22
Procedimentos necessários para a REMATRÍCULA:
Guarulhos, 19 de julho de 2011 Caríssimos alunos da EFLCH/UNIFESP
Peço atenção aos procedimentos necessários para a REMATRÍCULA:
• Nos dias 21 e 22 de julho cada aluno deverá acessar a página da PROGRAD e via intranet preencher a declaração de interesse na permanência no segundo semestre; • Ao acessar a rematrícula o aluno encontrará um formulário para ser preenchido com as opções do segundo semestre; • Para preencher esse formulário na página da PROGRAD e na página do Campus Guarulhos acesse as grades curriculares de todos os cursos; • O formulário deverá ser impresso e entregue pessoalmente no Campus Guarulhos entre os dias 01 e 04 de agosto; • Os alunos encontrarão no Campus Guarulhos uma estrutura organizada especialmente para consolidar a matrícula; • Em decorrência desse processo as aulas terão início no dia 08/08/2011; • Em relação às disciplinas eletivas a formação das turmas dependerá de número mínimo de 18 (DEZOITO) inscritos; • Nas UCs eletivas com excesso de inscrições será mantido o mesmo critério seletivo utilizado nos semestre anteriores, ou seja, os alunos mais próximos do momento de formatura têm prioridade em relação aos alunos com mais tempo para conclusão do Curso; • Nas UCs com pré-requisitos serão mantidos os critérios apresentados pelos Cursos. Solicito a colaboração de todos para que o semestre se inicie com tranqüilidade. Eventuais equívocos de preenchimento serão resolvidos de modo a evitar qualquer prejuízo ao corpo discente.
Fraternalmente,
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas UNIFESP – Campus Guarulhos DIRETOR |
SARAU CULTURAL PIMENTAS
14:30 - Banda do Frankoow
15:00 - Ballet Michael Jackson
15:15 - Street Dance
15:30 - DNegro e Rap
16:00 - Esquete Kómus
16:30 - Dança dos Meninos
16:45 - Dança do Ventre
17:30 - Rir é Veríssimo
18:00 - Lucas Golinelli
18:30 - Intervalo
18:50 - Retorno e cena Mauro x Lorah & Bagunça
20:00 - Lazy Bird
20:50 - Peça da Kómus.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Ética, Valores e Cidadania na Escola
(PósGraduação Lato Sensu)
ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA ESCOLA
Curso Semi-presencial oferecido pela USP (Universidade de São Paulo) no âmbito do
Programa UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
INFORMAÇÕES GERAIS
CURSO GRATUITO
INÍCIO DAS AULAS: 29 de agosto de 2011
VAGAS: 1.000 vagas, distribuídas nas seguintes cidades
São Paulo (EACH) – 150
São Paulo (Butantã) – 150
Santos – 100
Ribeirão Preto – 100
São Carlos – 50
Bauru – 50
Piracicaba – 50
Campinas – 100
Bertioga - 50
Praia Grande – 50
São Vicente – 50
Guarujá – 50
Lorena - 50
CARGA HORÁRIA: 480 horas (360 de atividades Didáticas e 120 para elaboração de monografia)
PÚBLICO:
- Portadores de diploma de ensino superior
- Professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional, no exercício da profissão.
INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site da FUVEST (www.fuvest.br) de
11/7 a 05/8. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deve pagar uma taxa
de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais) na rede bancária.
PROCESSO SELETIVO
A prova será realizada no dia 14/8, domingo, na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias (com exceção da baixada santista em que a prova ocorrerá na cidade de Santos), em local e horário a serem divulgados no site da FUVEST. O exame será constituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos
objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redação será o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto e abordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.
ESTRUTURA ACADÊMICA DO CURSO
Curso semi-presencial com encontros semanais obrigatórios de 4 h/a para o desenvolvimento de projetos coletivos e cooperativos baseados nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e na realidade cotidiana das escolas. As demais atividades acadêmicas serão desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizadas na internet, por meio de programas da UNIVESP TV e por meio de vídeo-aulas.
OBJETIVOS
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o desenvolvimento da cidadania ativa.
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania;
- Instrumentalizar os profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana, com foco em temáticas como:
dos grêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares.
• Direitos humanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, visando a
construção de valores socialmente desejáveis.
• Saúde na escola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios alimentares, bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no
cotidiano escolar.
• Educação especial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, religiosas, raciais e ideológicas.
• Educação comunitária e as relações da escola com a família: buscando caminhos para transformar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno
da escola, em espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos e de aproximação entre escola e famílias.
O Curso de Especialização em "Ética, valores e cidadania na escola" está dividido em 5 módulos ou unidades curriculares, com carga horária total de 480 h/a. Os quatro primeiros módulos, de atividades curriculares semi-presenciais, terão duração de 12 meses. Esses 4 módulos totalizarão 360 h/a. O quinto módulo será de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, com duração de 6 meses e carga horária de 120 h/a.
Unidades Curriculares propostas (360 h/a):
Unidade Curricular I–Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Educação e construção de valores
Introdução à Aprendizagem Baseada em Problemas e aos recursos de mídias digitais
Unidade Curricular II – Educação comunitária, saúde e cidadania na escola
Saúde e cidadania na escola
Unidade Curricular III – Direitos humanos e convivência democrática.
Convivência democrática na escola
Unidade Curricular IV – Profissão docente e educação inclusiva
Educação Especial / Inclusiva
Campanha Nacional contra o fechamento de Escolas do Campo
"Fechamento de 24 mil escolas do campo é retrocesso", afirma dirigente do MST
assentamento 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, no Pará
Da Página do MST
Férias e recesso na educação infantil
[Setembro/2011] XV CONGRESSO SABER
Outra novidade para 2011 são as atividades voltadas para pais e famílias, com destaque para a oficina "Do Site para o Chega-te: a conversa sobre sexualidade na família e na escola", ministrada pela educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela e pelo coordenador educativo do Kaplan, Luiz Amadeu Bragante. O intuito da oficina é trabalhar a aproximação entre pais e filhos, professores e alunos na conversa sobre sexo e prevenção de gravidez na adolescência e DST/Aids.
Este ano, o Saber fará uma sequência de três debates sobre os novos rumos da Educação, mediados pelo psicanalista e educador Claudio Saltini. Será uma mesa por dia de evento e participarão dos debates o professor-titular de Psicologia da educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Becker, e o professor de psicologia genética da Universidade de Lyon Jean-Marie Dolle, no primeiro dia, ambos pesquisadores da teoria de Jean-Piaget (MD02).
Na sexta, a continuação do debate será feita por Madalena Freire, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, e Adrian Dongo Montoya, professor do Departamento de Psicologia da Educação da Unesp, que abordará a relação entre professor e aluno (MD04).
Para o encerramento, o fundador do "Todos pela Educação", Celso Antunes, e o gestor escolar João Carlos Martins abordarão a postura do educador frente aos desafios dos novos modelos de gestão (MD08).
Já no sábado, às 10h, o educador José Virgílio Pettri mostrará caminhos para a escola se inserir nas redes sociais, otimizando a visibilidade da instituição e aprimorando o relacionamento com os alunos em "Redes Sociais para escolas" (W15).
Na área da Educação Infantil, a consultora pedagógica em projetos de Educação Tecnológica, Joice Regina Gogora falará sobre como utilizar a tecnologia já nos primeiros anos escolares. O workshop "Usando Tecnologia na Educação Infantil" acontecerá em dois momentos do Congresso: na quinta-feira, às 16h (W05) e na sexta às 16h30 (W11). Os participantes farão uma atividade lúdica relacionada com a temática.
Para falar sobre "Robótica como recurso para o desenvolvimento de liderança", o Saber 2011 traz o especialista certificado pela Lego Educacional, Davidson Gogora, que ministrará três atividades sobre o tema, para expor o trabalho realizado pela empresa dinamarquesa Lego na área de robótica, que já foi implantado em várias escolas particulares. Os workshops acontecerão nos três dias de evento e irão propor maneiras de o professor trabalhar a liderança dos alunos por meio de desafios robóticos e situações-problema. Os códigos da atividade são W01 (quinta-feira), W10 (sexta-feira) e W17 (sábado).
Com o tema "Novas Tecnologias e Velhas Ideias" (P08), o geógrafo e consultor Luca Rischbieter, que desenvolve softwares educativos junto à Positivo Informática, aliará o avanço da tecnologia na sala de aula ao pensamento "clássico" de teóricos como: Freinet, Dewey, Anisio Teixeira, Paulo Freire, entre outros. Para os interessados em saber mais sobre o pensamento de Paulo Freire, a palestra do Filósofo Mário Sérgio Cortella e seu orientando, Alexandre Saul, é uma sugestão. "Educação, Amorosidade e Partilha: a excelência inspirada em Paulo Freire" (P26) será ministrada na sexta-feira, às 10h.
Na quinta-feira, após a solenidade de abertura, os promotores da Vara da Infância e da Juventude de São Paulo, Dr. Mario Augusto Bruno Neto e Dr. Thales Oliveira, farão uma palestra sobre causas da violência escolar e as formas de preveni-la (P01). Na sexta-feira, dia 9 é a vez da educadora Cléo Fante, que falará sobre estratégias preventivas contra o bullying. No sábado, a psicóloga Maria Tereza Maldonado fará uma palestra abordando seu último livro "Bullying e Cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco" (P68).
Além destas atividades, o Saber reserva uma série de palestras, workshops, mesas de debate e oficinas voltadas para professores de várias disciplinas e níveis de ensino. Para saber mais, acesse a grade com a programação completa e monte sua agenda para o evento deste ano.