terça-feira, 19 de julho de 2011

[Setembro/2011] XV CONGRESSO SABER

Saber 2011 traz atividades para gestores, professores e famílias

Com inscrições abertas desde 20 de junho, a XV edição do Congresso e Feira Saber traz a gestão escolar para o centro das discussões este ano. Com o tema "Escola de Sucesso, educação de qualidade, o Saber rumo a uma gestão de excelência", o evento, que acontece de 8 a 10 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, reúne 124 palestrantes em uma centena de atividades abordando os vários aspectos da gestão escolar.

As novidades deste ano ficam por conta dos cursos, com duração de três horas, o que permite um aprofundamento do tema proposto. Serão três no total: o primeiro na quinta-feira, dia 8/9, das 16h às 19h30 sobre "metodologias colaborativas na comunidade escolar", ministrada pelo especialista em jogos Cooperativos Fabio Broto. O segundo curso, marcado para sexta-feira, dia 9, das 14h30 às 18h, será ministrado pelo físico Pierluigi Piazzi e falará sobre a estruturação das redes neurais. Para o último dia de evento, a psicomotricista e professora de Educação Física Vania Cavallari prepara um curso sobre recreação e psicomotricidade, que será ministrado das 14h30 às 18h.

Outra novidade para 2011 são as atividades voltadas para pais e famílias, com destaque para a oficina "Do Site para o Chega-te: a conversa sobre sexualidade na família e na escola", ministrada pela educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela e pelo coordenador educativo do Kaplan, Luiz Amadeu Bragante. O intuito da oficina é trabalhar a aproximação entre pais e filhos, professores e alunos na conversa sobre sexo e prevenção de gravidez na adolescência e DST/Aids.

Este ano, o Saber fará uma sequência de três debates sobre os novos rumos da Educação, mediados pelo psicanalista e educador Claudio Saltini. Será uma mesa por dia de evento e participarão dos debates o professor-titular de Psicologia da educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Becker, e o professor de psicologia genética da Universidade de Lyon Jean-Marie Dolle, no primeiro dia, ambos pesquisadores da teoria de Jean-Piaget (MD02).

Na sexta, a continuação do debate será feita por Madalena Freire, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, e Adrian Dongo Montoya, professor do Departamento de Psicologia da Educação da Unesp, que abordará a relação entre professor e aluno (MD04).

Para o encerramento, o fundador do "Todos pela Educação", Celso Antunes, e o gestor escolar João Carlos Martins abordarão a postura do educador frente aos desafios dos novos modelos de gestão (MD08).

A Educação e as novas tecnologias
O discurso de que a escola precisa inovar seus métodos para atrair os alunos de hoje, que assumiram um papel multitarefa e tendem a desviar seu foco de atenção para outros assuntos, não é recente. Ciente de seu papel na busca por alternativas aos trabalhos tradicionais, a organização do Saber 2011 buscou especialistas para falarem sobre os impactos da tecnologia na forma como os alunos aprendem. Nesse contexto, temas como a escola e as redes sociais serão abordados em dois workshops diferentes. O primeiro, "Educação e redes sociais" (W13), será ministrado na sexta-feira às 18h30 pelo diretor de tecnologia da Aymará Educação, Eduardo Cardoso Jr. Abordará a influência e os impactos das redes no processo de ensino-aprendizagem, apontando para as tendências na área.

Já no sábado, às 10h, o educador José Virgílio Pettri mostrará caminhos para a escola se inserir nas redes sociais, otimizando a visibilidade da instituição e aprimorando o relacionamento com os alunos em "Redes Sociais para escolas" (W15).

Na área da Educação Infantil, a consultora pedagógica em projetos de Educação Tecnológica, Joice Regina Gogora falará sobre como utilizar a tecnologia já nos primeiros anos escolares. O workshop "Usando Tecnologia na Educação Infantil" acontecerá em dois momentos do Congresso: na quinta-feira, às 16h (W05) e na sexta às 16h30 (W11). Os participantes farão uma atividade lúdica relacionada com a temática.

Para falar sobre "Robótica como recurso para o desenvolvimento de liderança", o Saber 2011 traz o especialista certificado pela Lego Educacional, Davidson Gogora, que ministrará três atividades sobre o tema, para expor o trabalho realizado pela empresa dinamarquesa Lego na área de robótica, que já foi implantado em várias escolas particulares. Os workshops acontecerão nos três dias de evento e irão propor maneiras de o professor trabalhar a liderança dos alunos por meio de desafios robóticos e situações-problema. Os códigos da atividade são W01 (quinta-feira), W10 (sexta-feira) e W17 (sábado).

Com o tema "Novas Tecnologias e Velhas Ideias" (P08), o geógrafo e consultor Luca Rischbieter, que desenvolve softwares educativos junto à Positivo Informática, aliará o avanço da tecnologia na sala de aula ao pensamento "clássico" de teóricos como: Freinet, Dewey, Anisio Teixeira, Paulo Freire, entre outros. Para os interessados em saber mais sobre o pensamento de Paulo Freire, a palestra do Filósofo Mário Sérgio Cortella e seu orientando, Alexandre Saul, é uma sugestão. "Educação, Amorosidade e Partilha: a excelência inspirada em Paulo Freire" (P26) será ministrada na sexta-feira, às 10h.

Bullying, Cyberbullying e violência escolar

Tema de crescente destaque na mídia, a violência na escola e os casos de bullying e cyberbullying também serão abordados no Saber. Quem não compareceu ao "I Simpósio Brasileiro sobre Bullying", realizado pelo Sieeesp em maio, poderá participar de atividades sobre o tema, que estão programadas para os três dias de Saber.

Na quinta-feira, após a solenidade de abertura, os promotores da Vara da Infância e da Juventude de São Paulo, Dr. Mario Augusto Bruno Neto e Dr. Thales Oliveira, farão uma palestra sobre causas da violência escolar e as formas de preveni-la (P01). Na sexta-feira, dia 9 é a vez da educadora Cléo Fante, que falará sobre estratégias preventivas contra o bullying. No sábado, a psicóloga Maria Tereza Maldonado fará uma palestra abordando seu último livro "Bullying e Cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco" (P68).

Além destas atividades, o Saber reserva uma série de palestras, workshops, mesas de debate e oficinas voltadas para professores de várias disciplinas e níveis de ensino. Para saber mais, acesse a grade com a programação completa
  e monte sua agenda para o evento deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário