Curso de Especialização
(PósGraduação Lato Sensu)
ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA ESCOLA
(PósGraduação Lato Sensu)
ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA ESCOLA
Curso Semi-presencial oferecido pela USP (Universidade de São Paulo) no âmbito do
Programa UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
INFORMAÇÕES GERAIS
CURSO GRATUITO
INÍCIO DAS AULAS: 29 de agosto de 2011
VAGAS: 1.000 vagas, distribuídas nas seguintes cidades
São Paulo (EACH) – 150
São Paulo (Butantã) – 150
Santos – 100
Ribeirão Preto – 100
São Carlos – 50
Bauru – 50
Piracicaba – 50
Campinas – 100
Bertioga - 50
Praia Grande – 50
São Vicente – 50
Guarujá – 50
Lorena - 50
CARGA HORÁRIA: 480 horas (360 de atividades Didáticas e 120 para elaboração de monografia)
PÚBLICO:
- Portadores de diploma de ensino superior
- Professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional, no exercício da profissão.
INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site da FUVEST (www.fuvest.br) de
11/7 a 05/8. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deve pagar uma taxa
de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais) na rede bancária.
PROCESSO SELETIVO
A prova será realizada no dia 14/8, domingo, na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias (com exceção da baixada santista em que a prova ocorrerá na cidade de Santos), em local e horário a serem divulgados no site da FUVEST. O exame será constituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos
objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redação será o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto e abordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.
ESTRUTURA ACADÊMICA DO CURSO
Curso semi-presencial com encontros semanais obrigatórios de 4 h/a para o desenvolvimento de projetos coletivos e cooperativos baseados nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e na realidade cotidiana das escolas. As demais atividades acadêmicas serão desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizadas na internet, por meio de programas da UNIVESP TV e por meio de vídeo-aulas.
OBJETIVOS
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o desenvolvimento da cidadania ativa.
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania;
- Instrumentalizar os profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana, com foco em temáticas como:
• Convivência democrática: visando a construção de relações interpessoais mais democráticas na escola e o trabalho com estratégias pedagógicas como a
dos grêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares.
• Direitos humanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, visando a
construção de valores socialmente desejáveis.
• Saúde na escola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios alimentares, bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no
cotidiano escolar.
• Educação especial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, religiosas, raciais e ideológicas.
• Educação comunitária e as relações da escola com a família: buscando caminhos para transformar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno
da escola, em espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos e de aproximação entre escola e famílias.
dos grêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares.
• Direitos humanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, visando a
construção de valores socialmente desejáveis.
• Saúde na escola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios alimentares, bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no
cotidiano escolar.
• Educação especial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, religiosas, raciais e ideológicas.
• Educação comunitária e as relações da escola com a família: buscando caminhos para transformar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno
da escola, em espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos e de aproximação entre escola e famílias.
O Curso de Especialização em "Ética, valores e cidadania na escola" está dividido em 5 módulos ou unidades curriculares, com carga horária total de 480 h/a. Os quatro primeiros módulos, de atividades curriculares semi-presenciais, terão duração de 12 meses. Esses 4 módulos totalizarão 360 h/a. O quinto módulo será de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, com duração de 6 meses e carga horária de 120 h/a.
Unidades Curriculares propostas (360 h/a):
Unidade Curricular I–Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplinas
Temas Transversais e a estratégia de projetosEducação e construção de valores
Introdução à Aprendizagem Baseada em Problemas e aos recursos de mídias digitais
Unidade Curricular II – Educação comunitária, saúde e cidadania na escola
Disciplinas
Educação comunitária e para a cidadaniaSaúde e cidadania na escola
Unidade Curricular III – Direitos humanos e convivência democrática.
Disciplinas
Educação em direitos humanosConvivência democrática na escola
Unidade Curricular IV – Profissão docente e educação inclusiva
Disciplinas
Ética e profissão docenteEducação Especial / Inclusiva
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