quinta-feira, 24 de novembro de 2011

[urgente] Residência Pedagógica

Caros colegas de curso,

As mobilizações realizadas no começo do semestre sobre a Residência Pedagógica aparentemente estão surtindo alguns resultados.

Primeiramente, para aqueles que semestre que vem pretendem cursar a disciplina, inclusive os que atualmente estão no 4º semestre, a faculdade disponibilizou um formulário de inscrição no endereço: http://humanas.unifesp.br/scriptcase5/login/login.php

Repassem a notícia para seus amigos que não costumam ver emails, ajude a divulgar.

Em tal formulário há uma preocupação com o estudante que trabalha, questionando sobre quais datas e horários poderia participar da disciplina, o que indica que a faculdade está tentando resolver o problema da desorganização e atenuar os problemas de alguns dos estudantes, porém, ainda é cedo para avaliar se tal postura refletirá em uma melhora de verdade.

É certo que os professores tem se esforçado, o colóquio sobre residência pedagógica foi um passo importante neste sentido, ao unirem gestores de escolas, professores formadores, preceptores e estudantes para discutir as questões da RP, criaram um âmbito de aprofundamento das discussões e de publicização das problemáticas de cada grupo, ajudando a dar uma compreensão mais global sobre esta disciplina.

Porém, nenhum destes avanços teria se efetuado caso nossa mobilização não tivesse ocorrido e precisamos nos manter mobilizados para que todas estas reflexões sobre melhorias se transformem em ações concretas.

Aproveitamos esta mensagem para divulgar, para os que ainda não viram, os resultados da pesquisa sobre a Residência Pedagógica efetuada com os estudantes dos dois últimos termos:


E aqui os gráficos elaborados a partir de cada resposta: http://pedagomobilizada.blogspot.com/2011/11/resultado-parcial-das-pesquisas-sobre.html

Não deixem de mandar sugestões para a consulta pública sobre residência universitária, há um grupo de trabalho elaborando um documento que irá definir as diretrizes da política de residência em cada campus. Muitas estudantes que moram longe acordam muito cedo para conseguirem chegar nas escolas às 7 da manhã e depois permanecem na faculdade até tarde, se desgastando muito neste período, ficando doentes, etc. Então, não deixem de sugerir que a faculdade tenha algumas vagas rotativas que contemplem os estudantes de residência pedagógica, para evitar este desgaste todo. Para participarem acessem o endereço: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFZvenV5QnlGOVVudWxxbFdJNWNBLXc6MQ

E por fim, a urna oficial da votação do plebiscito pelos 10% para a educação está na sala de recepção da secretaria acadêmica, não deixem de votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário