quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pautas a serem discutidas na reunião do colegiado de pedagogia 11/11

Pautas a serem discutidas junto ao Colegiado de Pedagogia.
Reunião 11 de novembro de 2010
Representantes discentes: Rose, Lays e Lucia (6º termo de Pedagogia)

Pautas gerais:

1) Calendário Acadêmico e reposição de aulas
2) Posição dos professores a respeito das Mobilizações

Compromisso assumidos pela Administração da Unifesp:

1) Implementação imediata do Transporte Itaquera-Pimentas (Precisam ser revistos os horários dando prioridade aos alunos do noturno)
2) Demolição do galpão em janeiro de 2011 (quais garantias?)
3) Início da construção do “Puxadinho” em frente a biblioteca no mês de dezembro de 2010. (quais garantias?)
4) Reforma do RU até início do próximo ano letivo (As principais reivindicações eram: abaixar o preço das refeições aumentando o subsídio e garantir que as refeições sejam servidas com a mesma qualidade até o último estudante – essas pautas se justificam respectivamente por: nosso RU é o mais caro do Brasil e não oferece um serviço de qualidade; a política de distribuição de bolsas alimentação não é transparente, sendo pouco o número de bolsas ofertados não contemplando a maioria; quase todos os dias quem chega depois das 19h15 fica sem arroz, ou feijão ou mistura etc., sempre falta alguma coisa)
5) Reforma da sala dos professores para início do ano letivo 2011 (quais garantias?)
6) Ampliação da biblioteca para inicio do ano letivo de 2011 (quais garantias?)
7) Discussão e proposta do Jubilamento ser discutido por cada campi. (cada curso deve ter autonomia em relação ao tema, porém os alunos que já ingressaram devem seguir as regras da data em qual ingressaram)
8) Moradia Estudantil a ser estudada (somente estudada? Quais garantias de implementação da mesma?)

Em geral compreendemos que as repostas da Administração foram evasivas e não contemplaram a maioria dos tópicos.

Junto dessa pauta acrescentamos problemas antigos como a copiadora, suas imensas filas e serviços de baixa qualidade. Salas de informática superlotadas, baixa quantidade nas cotas de impressão. Sugestão: Ampliação dos laboratórios, ampliação das cotas de impressão e instalação de um sistema Wireless


Pautas especificas:

1) UC obrigatória de EJA
2) Repensar a falta de flexibilidade das RP’s. Mais tempo para elaboração dos trabalhos. Menos tempo dentro das escolas. Trabalho com continuidade junto aos professores das escolas. Implementação de um Conselho de ética para as residências. Estabelecer critérios na avaliação das RP’s evitando critérios subjetivos dos preceptores.
3) Preparar os estudantes dos 3º e 4º termos para as RP’s. Sugestão a utilização das UC’s de PPP.
4) Em muitos momentos as RPS prejudicam o desenvolvimento das demais UC’s pela excessiva carga de atividades e falta de flexibilidade com horários. Repensar seu formato.
5) UC de TCC deve ser repensada. Base teórica deve ser dada nos 6º e 7º termos, no último ficando restrita a produção da monografia e conversas com orientador.
6) Criação de atividades de extensão junto a comunidade do Pimentas. Discutir junto a comunidade e a Sec. De Educação de Guarulhos a falta de vagas na educação infantil e I Ciclo do Ensino Fundamental na rede pública municipal.
7) Explicação detalhada das horas atividades complementares e revisão dos critérios de distribuição de horas da mesma.
8) Domínios Conexos: o que acontecerá com quem já fez, fez e pegou DP, e não fez? O que muda e o que vale?
9) Banca de TCC do 8º termo como ficará?
10) Aumento de eletivas e vagas nas eletivas do próprio curso
11) Substituição de UC’s com professores em processo de contratação por UC’s com professores disponíveis
12) Alocação das turmas de pedagogia em espaços físicos próximos, como acontecia até 2009.
13) Mais UC’s sobre alfabetização
14) Avaliação do semestre conjunta entre estudantes e professores sem distinção de termos.

Propostas já apresentadas em relação as RP’s
· Quantidade excessiva na avaliação da RP - relatórios, PAP's (comentados e não comentados) e caderno de campo;
· Melhor aproveitamento da experiência profissional;
· Ampliação de escolas para cursar a RP;
· Repensar a função da RP dentro da Escola Campo;
· RP como disciplina na grade semanal (já que se trata de uma U.C regular do curso de Pedagogia que seja tratada como tal: maior tempo de fundamentação teórica, tempo a elaboração dos documentos relacionados à RP, melhor preparação para entrada em campo, discussões após a entrada em campo, etc.);
· Flexibilidade no atendimento das necessidades de cada aluno que precisa cursar a RP (aqueles alunos que se encontram imersos no mundo do trabalho, dificuldades por motivos adversos, etc.);
· Transparência nos procedimentos da RP (quantas horas são destinadas à imersão? Quantas horas para elaboração dos relatórios? Etc.);
· Disponibilização de recursos materiais para o desenvolvimento dos PAP's;
· A existência de uma Comissão Ética com alunos e preceptores (para que evite possíveis constrangimentos perante os professores formadores).
Aguardamos as repostas do professor Clecio referente a reunião realizada em 25/10. Aguardamos os documentos do curso de pedagogia a serem encaminhados pela professora Célia também acordados no dia 25/10.

Um comentário:

  1. Pessoal temos 3 representantes para essa reunião, porem todas são do 6° termo. Acordamos de ter 3 suplentes tbm... porem não necessariamente a rose, lays e lucia precisam ser titulares...

    a reunião será de manhã, por volta das 9h30 em Guarulhos, seria muito legal que alem das 3 pudessemos ter mais 1 representante de cada termo...

    alguem se habilita?

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