terça-feira, 16 de agosto de 2011

XIV Seminário de Educação Infantil: educação é assunto sério


A Aliança pela Infância apoia o XIV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL organizado pelo Prisma Centro de Estudos


Data: 19,20 e 21 de Agosto
Local: Av. Sargento Geraldo Santana, 901 -Colégio Santa Maria
São Paulo, São Paulo

Valores
para pagamento até dia 25/07: R$ 287,00
para pagamento até dia 05/08: R$ 307,00
para pagamento até dia 18/08: R$ 330,00


Programação

19 de agosto
PALESTRA DE ABERTURA: 20h

A CRIANÇA como PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM – as experiências de Pistóia, Bologna, Reggio Emilia e seus desdobramentos no contexto brasileiro.

O objetivo dessa palestra é expor e debater a prática educativa pautada na Pedagogia da Escuta e na Observação onde a criança é protagonista da aprendizagem. Nesse processo o professor ocupa o papel de co-criador do saber, aceitando com plena consciência o seu papel junto à dúvida, ao erro, ao estupor e à curiosidade Os conteúdos abordados se fundamentam na intersecção da formação de professores na prática educativa com as experiências de cidades italianas como Pistóia, Parma, Milão, Bologna, Módena e Reggio Emilia, a partir das quais se efetiva a Pedagogia da Escuta no contexto brasileiro.

Elisabet Ristow- Pedagoga; Pós-graduada em Práticas Pedagógicas, Artes, Educação e Tecnologia Contemporâneas; Mestre em Educação; Integrante do grupo de estudos Brasil – Argentina: A prática Educativa numa perspectiva inovadora; Pesquisadora do MEC no Projeto "Indicadores de Qualidade na Educação Infantil"; Assessora do Programa de Formação de Professores – Pro infantil – MEC/UFPR; Pesquisadora nas Comunes, nidos e scuola da infanzia na Itália.

20 de agosto
8h30 às 12h30

MINI CURSO:

MC1- CURRICULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUAL A IMPORTÂNCIA?

Muitos questionamentos aparecem quando o assunto é currículo. Qual a importância? Como desenvolver propostas que cumpram objetivos e respeitem a criança? Pensar o currículo é um desfio. A proposta do curso é refletir sobre o que é um currículo, sua importância, a melhor forma de planejar, trazendo uma proposta que integra o cuidar, o educar e que signifique o aprendizado não apenas durante a infância, mas por toda a vida da criança.

Eny Muniz - Pedagoga e especialista em Língua Portuguesa, Gestão e Planejamento Escolar, Consultora e Assessora Pedagógica nas redes pública e particular de ensino. Trabalha com a criação e execução de projetores inovadores, ampla experiência no desenvolvimento de projetos educacionais envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação. Supervisora de Serviços Educacionais pela Ed. Moderna.

MC2- O desafio de organizar o tempo e o espaço na Educação Infantil.

A maneira como organizamos o dia e a semana, bem como o lugar de brincar, aprender, comer e descansar, tem sido tratados frequentemente em livros, palestras e cursos. No entanto, acreditamos que é de suma importância levar em consideração o ponto de vista da criança. Discutiremos como aproximar as duas percepções a fim de tornar as propostas das escolas e educadores feitas às crianças ainda mais significativas.

ELOISA PONZIO - Master em Coordenação Pedagógica pela Univ. Modena e Reggio Emilia, pedagoga PUC/SP, grande experiência como professora, coordenadora e diretora escola. Consultora e assessora em educação em escolas privadas e públicas e ONG.

MC3- COMO FUNCIONA O CÉREBRO DOS PEQUENOS? COMO ELES APRENDEM?

As notáveis descobertas da neurociência comprovam a importância vital que a estimulação pré-escolar tem para a criança nos seus primeiros seis anos de sua vida. Nessa fase, a perfeita formação das estruturas cognitivas é indispensável para o embasamento da aprendizagem das habilidades básicas e garantem a capacidade da criança continuar aprendendo adequadamente na escolaridade que se segue.

ADRIANA GABANINI- Pedagoga, Fonoaudióloga; Mestre em filologia e Língua Portuguesa pela USP; Membro da equipe de Maria Irene Maluf; Estudiosa em neuropedagogia.

MC4- A IMPORTÂNCIA DO LUDICO E A CRIATIVIDADE NO APRENDIZADO

Qual é o espaço da criança num mundo marcado pela rapidez dos acontecimentos, pela competição, pela ansiedade da novidade, pelos excessos de toda ordem? Aqui se faz o convite para visitar o passado, para entender o presente e perspectivar o futuro. Pensar de que forma a criança interage com este mundo, como assimila estas informações e a importância do lúdico e da criatividade neste processo é nosso desafio.

SUZANA TORRES - Mestre e doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP é professora na Faculdade de Artes Plásticas – FAAP e na Pós Graduação com a disciplina Metodologia de Pesquisa.

MC5- projetos em ação: As múltiplas linguagens na Educação Infantil

Partindo da crença de que a Educação Infantil é o espaço genuíno de construção da identidade da criança, o trabalho com as múltiplas linguagens e com projetos interdisciplinares se configuram como um canal de construção do conhecimento e do autoconhecimento: uma possibilidade de aprendizagem significativa para educadores e educandos.

Maria Alice de Rezende Proença - doutora em Educação e Currículo pela PUCSP, mestre em Didática pela FEUSP, historiadora, pesquisadora da infância e assessora da rede pública e particular de SP. É autora do capítulo O registro reflexivo: ferramenta de pesquisa-ensino para a construção da autoria docente, in: Pesquisa-ensino. A construção escolar na formação do professor org. por Heloisa Penteado e Elsa Garrido (Paulinas,2010)

MC6 – da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: em busca de uma transição tranquila.

Quais procedimentos nós precisamos garantir na Educação Infantil para que "estes estudantes" vivam com maior tranquilidade os desafios do Ensino Fundamental? Que cuidados nós temos que ter para favorecer uma adaptação a este momento escolar? Para ajustar escolhas didáticas, se faz necessário ampliarmos nossa reflexão, no desejo de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de seis anos de idade, ingressantes no ensino Fundamental de nove anos, mas sem perder de vista, as características da infância dos seis aos dez anos de idade, nesta importante etapa da escolaridade.

Dedé Ladeira Pedagoga pela Pontifícia Universidade de São Paulo, com atuação nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Desenvolve um trabalho com formação de Professores a aproximadamente 8 anos. Atualmente além da Formação de Professores de Professores da rede Municipal de ensino do Estado de São Paulo, atua como coordenadora da última série da Educação Infantil e duas primeiras séries do Ensino Fundamental I.

20 de agosto


14h00 às 17h00

WORKSHOP

W1- Brincar: a Língua Mãe da Infância

A oficina é um convite ao Brincar. Através de brincadeiras, cantigas e contos tradicionais, vamos mergulhar na "Língua Mãe" da infância. A proposta do encontro é despertar o olhar sensível do educador para a essencialidade do ato de Brincar, para a busca de uma nova educação que respeite o exercício de liberdade criadora inerente ao Ser Criança.

CRISTIANE VELASCO Educadora e contadora de histórias. Formada em Artes Plásticas pela FAAP, com Especialização em Arte Educação pela ECA/USP. Trabalha há 12 anos com educação infantil na Casa Redonda Centro de Estudos e também com formação de educadores no Instituto Brincante, entre outros.

W2 – Leitura e escrita na Educação Infantil

Sabemos que as referências teóricas, embora essenciais não são suficientes para responder as necessidades e dilemas com os quais o professor se depara em sala de aula. Por essa razão, pretendemos compartilhar situações didáticas que tomam como referência os procedimentos de falante, ouvinte, leitor e escritor. O curso tem como objetivo pensar sobre as práticas para "alimentar" a atuação do professor no trabalho realizado com os alunos.

ELAINE NALDI - Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Alfabetização e Arteterapia, atuando na área de educação há 28 anos. Ministra cursos e palestras para professores; atua como coordenadora pedagógica de Educação Infantil e Fundamental I.

W3- O FAZ DE CONTA E SUAS INFINITAS POSSIBILIDADES.

Através de uma abordagem teórica e prática o curso pretende ajudar os professores a incrementarem as propostas de faz de conta dentro e fora de sala de aula. A ideia o curso é instrumentalizar a criação de propostas para o faz de conta tanto no que diz respeito ao Jogo simbólico em que a criança atua como personagem e quando a criança manipula bonecos.

ADRIANA KLISYS - Psicóloga formada pela PUC-SP; Trabalhou com formação de professores e elaboração de diagnóstico e propostas educativas para instituições como Instituto Avisa lá, Sou da Paz, Criança Cidadã, PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e outros; Diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte; Autora de jogos e livros na área lúdica.

W4- Ciências: PARA BRINCAR E APRENDER.

Definidos alguns temas relevantes no ensino de Ciências para a Educação Infantil, tais como água, solo, animais, entre outros serão apresentados aos participantes formas interessantes de abordagens e materiais didáticos que ao final serão entregues aos participantes como uma forma de estimular a presença desses assuntos no ensino infantil.

Lívia Andreosi S. de Oliveira - Graduada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo – USP; Mestranda em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;

W5– O DESENHO INFANTIL E SUA CONSTRUÇÃO

Este curso pretende discutir a construção da linguagem do desenho infantil abordando aspectos importantes no desenvolvimento da estética e da percepção visual das crianças. Partindo de concepções teóricas, trabalharemos sobre as possíveis intervenções didáticas no sentido da nutrição e da ampliação de repertório, aspectos importantes no desenvolvimento da linguagem. A apresentação contará com exemplos e sugestões de atividades e propostas.

ROSANE ACEDO - Graduada em Artes Plásticas; Assessora e formadora de professores; Autora da Coleção Encontro com a Arte Brasileira e de livros didáticos de Arte.

W6- O PENSAMENTO MATEMÁTICO SE APRENDE BRINCANDO?

Vamos refletir e experimentar como a iniciação matemática pode acontecer a partir de jogos e brincadeiras na educação infantil. A discussão proposta objetiva levar o professor a repensar e refazer-se educador ativo no ato de ensinar matemática nas situações do cotidiano, ao considerar o jogo e a brincadeira como material de ensino promotor de aprendizagens que potencializa a disponibilidade cognitiva e afetiva das crianças para aprender conceitos matemáticos.

Adriana Freire – Pedagoga, formada em Engenharia Química – Faculdade Mackenzie. Consultora em Matemática pela Ed. Moderna, Coordenadora da área de Matemática do 3º ano do ensino fundamental na Escola Vera Cruz.

21 de agosto

PALESTRA DE ENCERRAMENTO: 9h00

a importância e o desafio de ser educador da infância.

Qual o papel da escola de educação infantil e series iniciais na vida das crianças e suas famílias no Brasil, hoje? Quais os saberes essenciais ao educador da infância frente à importância, os desafios e as alegrias da profissão? São essas as perguntas norteadoras das reflexões que serão desenvolvidas nesta palestra, que buscar explicitar e celebrar a importância do educador da infância na relação com as crianças, suas famílias e a sociedade como um todo.

Marina Célia Dias - Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), mestre em Master Of Arts In Education - University Of California Berkeley (1983) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação da infância, ludicidade, linguagens, formação do educador e arte e educação. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa: O Lúdico e as linguagens expressivas na formação do educador da infância.

Equipe de divulgação Aliança pela Infância no Brasil

Inscrição
A inscrição deverá ser feita pelo site ou telefone. Ao fazer sua matrícula você está automaticamente inscrito para as duas palestras, e deverá escolher 1 mini curso e 1 workshop de sua preferência. É necessário escolher uma 2ª opção para cada curso e workshop, que será utilizada caso as vagas de sua 1ª escolha estejam esgotadas. Sua vaga somente será confirmada após o pagamento que será realizado via boleto encaminhado por e-mail . A reserva de sua vaga tem validade de três dias, caso o pagamento não seja efetuado ela será automaticamente cancelada. Caso o boleto deva ser feito em nome da instituição, entre em contato conosco por telefone.
Em caso de desistência, não haverá devolução da
matrícula.

Valores
para pagamento até dia 25/07: R$ 287,00
para pagamento até dia 05/08: R$ 307,00
para pagamento até dia 18/08: R$ 330,00

Contato dos organizadores
Telefone: (11) 2198-0663
Telefone/Fax: (11) 2198-0670
E-mail: prisma@colsantamaria.com.br


Mais detalhes
Aliança pela Infância
alianca@aliancapelainfancia.org.br
www.aliancapelainfancia.org.br

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