quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Resultado da Assembléia de 01/12

A assembléia de hoje foi longa, vou sintetizar apenas o momento que interessa, as propostas e a votação sobre os rumos da paralisação.

Houve duas propostas de votação:

1ª pela continuidade da paralisação, pois, fora o ônibus, não há nenhum ganho material até o momento, tudo o que a reitoria fez foram promessas.

2ª por um indicativo de final de greve com decisão sobre a volta as aulas a ser votada na assembléia de terça-feira e usar estes próximos dias para negociar a reposição com os professores. Os estudantes da história que apresentaram tal proposta expuseram que a paralisação foi muito importante e conquistou avanços dos estudantes colocando a UNIFESP para se mexer, porém, se formos esperar o atendimento das promessas para sair da paralisação, a greve vai avançar pelo período de férias e os estudantes irão se desmobilizar, logo, voltar as aulas é o mais sensato para se manter a mobilização estudantil acesa para cobrar que a UNIFESP cumpra os acordos.

Havia muitas pessoas mobilizadas para votarem a favor do fim imediato da paralisação, porém não apresentaram proposta neste sentido pois acreditaram que ao votarem contra a primeira proposta, a que pedia a continuidade da paralisação, eles estariam assim votando a favor do fim da paralisação.

Após terminadas as falas de propostas no entanto houve uma mudança no entendimento do primeiro ponto e a mesa declarou que votar contra a continuidade da paralisação não seria o mesmo que votar pelo final da greve e como ninguém mais havia proposto isso durante as falas que burocraticamente haviam sido reservadas para tal fim, logo, não haveria votação de fim de greve hoje.

Ai ocorreu a primeira confusão. Algumas pessoas quiseram propor o final da paralisação e a mesa não deixou, alegando que o momento das propostas já havia passado, a situação começou a ficar tensa, um coro exigindo a saída da mesa começou a se formar e um foco de briga surgiu no meio do público.

Perdeu-se cerca de meia hora nesta explicação de porque não poderia haver votação de tal assunto por falta de proposta e o burburinho no público.

Quando a mesa conseguiu finalmente estabelecer alguma ordem, manteve a interpretação de que não havia proposta de fim da greve para hoje, apenas indicativo para nova votação na terça feira.

Votou-se então quem era a favor do indicativo de fim de greve e quem era a favor da continuidade da greve por tempo indeterminado.

A mesa considerou que a vitória dos a favor do indicativo ficou evidente por contraste mesmo quando houve questionamento de representantes da posição derrotada exigindo contagem dos votos, como a mesa se negou a fazer a contagem o clima ficou tenso outra vez e iniciou-se um novo foco de briga, uma situação lastimável para todos os presentes.

Como já passava das 9 da noite muita gente diante da briga e da decisão da mesa começou a ir embora mas mesmo diante deste quadro a mesa voltou atrás de sua decisão e resolveu contar os votos.

O resultado foi:

245 a favor do indicativo de fim de greve para terça-feira
115 contra
27 abstenções

Carlinhos buscou falar com o maior número de estudantes da pedagogia para saber o que todos achavam de começar as negociações de reposição de aulas com os professores amanhã, maiores informações serão postadas no blog e é importante que todos participem, porém cabe lembrar que a paralisação só acaba se na votação de terça-feira os estudantes decidirem por isso.

Com as situações tensas que ocorreram hoje é bem capaz que na próxima assembléia ocorram atitudes passionais de ambos os lados, recomendamos então a todos que entendam que tais atitudes derivam deste momento tenso pelo qual os estudantes estão passando e relevem as ofensas sem levá-las para o lado pessoal evitando assim partir para uma briga que não serve em nada para os propósitos da mobilização estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário