sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Repasse Reunião do Colegiado de Pedagogia 02/12

Pessoal segue abaixo relato da carolzinha (6° termo vespe.) que participou da ultima reunião de colegiado. Vale ressaltar que essa reunião não foi deliberativa e que todo esse processo descrito abaixo esta em negociação.


Reunião do colegiado – dia 02/12/2010

Colocaram-se em discussão duas formas de reposição possíveis:
- Encontros por UC (talvez ainda no mês de dezembro), a fim de repor todos os conteúdos perdidos
- Reposição dos dias letivos, a fim de otimizar o processo. Poderão ser considerados dias letivos o período de Residência Pedagógica, os sábados com aulas de libras e os dias utilizados nas apresentações de TCC

O colegiado de Pedagogia havia elaborado um calendário a partir da ideia de que a volta imediata às aulas seria aprovada em assembleia na última quarta-feira (01/12/2010). De acordo com aquilo que os professores haviam discutido, as aulas se estenderiam até 23 de dezembro, e não haveria reposição de aulas em 2011. A não esperada continuação da greve mudou tudo aquilo que havia sido planejado e deixou em situação bastante delicada os alunos do 8º termo.
Poderão ser convocados professores em dias de recesso (fevereiro), mas não em dias de férias (provavelmente em janeiro). Dias de recesso poderão ser convertidos em dias de trabalho, é só uma questão de negociação com os próprios professores.
Alunos formandos não poderão esperar a reposição até fevereiro, visto que a cerimônia de entrega dos diplomas acontecerá um pouco antes (Rosário disse que isso também pode ser negociado…). Em casos excepcionais/de urgência, os professores se dispoem a encontrar alternativas de reposição das mais viáveis possíveis (por exemplo, encontros em horários alternativos). Nenhum aluno será prejudicado ou perderá o semestre em decorrência da greve.
Uma alternativa colocada (a mais provável de ser efetivada) é a reposição de alguns dias ainda em dezembro, caso seja aprovado em assembleia o fim da greve imediato, na próxima terça-feira, e a reposição do restante dos dias durante as primeiras semanas de fevereiro.
Sobre os alunos de domínio conexo que assistem aulas na Pedagogia, os professores entendem que há necessidade de compreensão, mas a prioridade é nossa. Isso colocou-se em questão a partir do impasse apresentado: reposição num dia em que outro professor (do curso ao qual o aluno de DC pertence) estivesse repondo suas aulas.
O mesmo poderá acontecer conosco, que fazemos matérias em outros cursos.

2 comentários:

  1. Quero colocar algumas coisa. primeiramente Lays e Rose complementem o relato da Carol caso entendam que seja necessário.
    Outra coisa que quero deixar bem claro, devido a rumores (emails que recebi) sobre greve e reposição de aulas... a opinião dada em outro tópico não é deliberativa e nesse momento não representa posição oficial dos estudantes de pedagogia... a ideia de repor em fevereiro se deu durante a propria assembleia, no momento da leitura das propostas em que não havia nenhuma proposta de fim de greve, e considerando as datas de dezembro e o conteudo que nos restam, compreendemos que repor parte em dezembro e parte em janeiro ou fevereiro é prejudicial ao conteudo... porem em nenhum momento batemos o martelo... pois devemos respeitar 2 coisas básicas, 1 da propria assembleia que já autorizou formandos a negociar... logo eles tem prioridade, e se, compreenderem que de forma parcial é o melhor metodo de reposição, assim podemos fazer... e sem duvidas tbm devemos rspeitar o direito de férias de professores e demais funcionarios...
    quero dizer que tudo é negociavel...

    creio que segunda, dia 06/12, teremos nova reunião do colegiado... a noite teremos assembleia de pedagogia... sugiro ao colegiado elaborar uma proposta de reposição, pois essa sera uma das pautas da assembleia de pedago...

    ResponderExcluir
  2. Eu esqueci de falar que a Jordana também participou da reunião... rs
    É, segunda-feira tem uma nova reunião, eu e a Rose já confirmamos presença, preciso falar com as outras meninas... É bem importante que a gente construa depois, em assembleia, um documento bem estruturado... e apresente uma posição firme e coerente na assembleia geral de terça.

    Saudações,
    Carolzinha

    ResponderExcluir