quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Informes ASSEMBLEIA 01/12

Pessoal, a assembleia geral dos estudantes de guarulhos acabou agora, e ficou deliberado o seguinte:

1) Proposta 1: Ocupação da Diretoria Acadêmica
Proposta rechaçada

2) Proposta 2: Greve por tempo indeterminado x Indicativo de fim de greve na próxima terça-feira 07/12.
Proposta de Indicativo de fim de greve foi aprovada.

3) Proposta 3: Abrir excessão aos alunos formandos para que entreguem os trabalhos e provas finais.
Proposta aprovada.

Cada um tira suas próprias conclusões... Porém algo que precisamos colocar é o seguinte: em conversas informais entre os estudantes de pedagogia, isso significa que não foi nada deliberativo, porém tiramos 2 posicionamentos entre os presentes muito importante, ambos a serem levados para reunião extraordinária do colegiado de pedagogia a realizar-se no dia 02/12.

1) Insatisfação com os professores do colegiado que não nos informaram dessa reunião "EXTRAORDINÁRIA". Acreditamos que se concordamos em dialogar, esse não foi um bom começo.

2) Reposição de aulas: Os alunos presentes entendem que não faz sentido repor aulas "picadas", parte em dezembro e parte em 2011, defendemos que toda reposição seja feita em 2011. Como e quando a ser discutido.

Espero que todos fiquem minimamente informados... e se possível opinem...

7 comentários:

  1. Bom galera, fazendo um resumo geral vou dar minha opinião. Sinceramente não vejo muito sentido em parnecermos em greve em guarulhos, isso não significa que acho que já devemos repor as aulas.
    Penso que a greve em guarulhos se esgotou, e que, se for a vontade, devemos ocupar a reitoria e não a diretoria academica. Mas eu não defendo nenhuma das duas, creio que a greve deve se encerrar e devemos repor aulas apenas em janeiro e fevereiro.
    Queria aqui manifestar meu repúdio ao colegiado de história que enviou um comunicado encerrando o semestre dia 17 de dezembro, com ou sem reposição, com ou sem o fim da greve. Essa posição é ridícula, prefiro nem comentar, mas como historiador me sinto envergonhado.
    Em relação as nossas pautas aprovadas, penso que só conseguimos desmobilizar. Um indicativo de qualquer coisa não significa nada, ficamos brigando por algo que não votou nada, porém abrir "excessões" só atrapalha. Porém, como não fizemos reunião essa semana, por mim vale a ultima reunião em que tiramos respeitar a Assembleia e sua diversidade de opiniões, então que se abra as excessões.

    Agora gostaria de mostrar meu descontentamento com essa reunião extraordinária do colegiado de pedagogia. Por que não avisaram os estudantes? Ao menos aqueles que participaram do ultimo colegiado? Creio que todos os professores tem o contato ao menos de alguem da pedagogia, e caso nenhum tivesse na secretaria tem, porque a secretaria me liga cobrando que eu vá fazer a porcaria do ENADE, insistindo pra assinar um papel que sou contra... então se pra isso arrumam telefone, pra avisar da reunião tbm...
    Fato que as meninas farão um esforço para estar presente, espero que isso se resolva para as próximas reuniões, inclusive com calendário das demais reuniões... eu me prontifivo a postar no blog por enquanto.
    Quanto a reunião em si, duas pautas penso serem importantes:
    a) a reposição de aulas... concordo plenamente em repor as aulas apenas em 2011, mesmo que isso atrase o próximo semestre... já estamos na chuva e molhados...
    b) que para 2011 as salas de pedagogia voltem a ficar próximas, como eram até 2009. sem dúvidas isso facilitará em muito na nossa comunicação.

    bom, minhas opiniões...

    PS... a uma sugestão de nos reunirmos na segunda... a turma de pedagogia... nesse momento é sugestão... mas coloquem em suas agendas de qualquer forma... não custa nada, s enão rolar é só riscar...

    ResponderExcluir
  2. Quanto a reposição de aula somente no ano de 2011, trata-se de uma falta de respeito e consideração para com os colegas que se formam esse ano, sendo que alguns deles dependem do diploma para dar continuidade aos seus projetos. Além disso, a coloção de grau está marcada para o dia 28/01/2011, e os professores já comentaram que não vão repor aulas no mês de janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Pessoas,
    conversando informalmente com alguns professores, realmente muitos sairão de férias em janeiro, mas há alguns que não veem problemas de repor as aulas em janeiro. É uma negociação que deverá ser feita entre professores e alunos. Parece que alguns estão preocupados de fazerem um cronograma de reposição de aulas e os alunos não comparecerem. Então, acho que, ao fecharem com os alunos as reposições, devemos deixar claro o nosso comprometimento em ir às aulas de reposição. Obviamente, faltas sempre ocorrerão, mas que não sejam aquelas aulas que compareça meia dúzia de gatos pingados. Senão, não tem sentido reposição.

    ResponderExcluir
  4. Disseram que estava na ata, que haveria reunião do colegiado hoje:
    1.Onde está a ata? Os alunos que participaram não deveriam terem assinado-a?
    2.Ontem, professores que fazem parte do colegiado, presentes no campus, disseram que não sabiam tbm da reunião de hj.Será que somente os alunos presentes no último colegiado entenderam que não houve deliberação de uma convocação extraordinária, para a data posterior a assembléia que deliberasse o fim da greve.
    3.Mesmo estando em ata e sendo extraordinária é necessária convocação dos membros.ou não? Se elegemos 03 representantes, porque não foram informados?
    Estamos aprendendo como fazer reunião de colegiados e conselhos. Prestemos atenção, quando formos gestores democráticos, assim devemos fazê-lo. Sem convocar os representantes eleitos.
    SUGESTÂO: vamos guardar o aúdio das reuniões, em situações como essa, teremos melhores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Eliene, rolou a reunião do colegiado hoje?

    Regina, a assembleia já aprovou que os formandos negociem com os professores entregas de trabalhos... em nenhum momento foi tratado reposição de aulas... outra coisa, nem todos do ultimo ano são formandos... a excessão foi aberta aos formandos e não as pessoas que cursam matérias no 4º ano... em nenhum momento esta garantido que a greve se encerre semana que vem... indicativo não garante nada... e por ultimo, diploma, colação de grau e fim de curso são coisas diferentes e com datas diferentes... sem dúvidas precisamos nos esforçar pra resolver a situação dos colegas do ultimo ano, afinal foram os que mais sofreram com a falta de estrutura... porém nem todo argumento justifica isso...

    ResponderExcluir
  6. Carlinhos,
    eu não estive na reunião, mas ela ocorreu às 14h, estando presentes Rose, Ana Carolina e Laís, representantes dos alunos.
    Também estiveram presentes estudantes representantes dos formandos do nosso curso. Mas pelos relatos que ouvi, não houve deliberações. Mas a pauta discutida foi a reposição de aulas.
    Carlinhos vc sabe algo da reunião do CPC(Conselho Provisório de campus) de hoje?

    ResponderExcluir
  7. Não Eliene, nem sabia que haveria reunião do CPC... tbm nem sei quem são nossos representantes oficiais... faço parte do grupo de alunos que não legitima essa instância...rsss
    A Carolzinha me fez um breve repasse da reunião, assim que ela mandar algo mais "formal"...eu posto no blog...
    Mas que bom que participaram estudantes representantes dos formandos e a reposição já foi pautada... a ideia principal é se discutir todos esses pontos até terça na proxima assembleia, pra avaliarmos o fim ou não da greve...

    ResponderExcluir