segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mensagem dos servidores para os estudantes

Debate com estudantes sobre a Greve dos servidores

As vésperas do retorno às aulas, conforme calendário do primeiro semestre, a gestão do campus Guarulhos da UNIFESP toma como medida desesperada iniciar o processo de rematrícula mesmo com os servidores em greve. Para todos os efeitos da mobilização dos servidores, a estratégia de gestão utilizada pela direção do campus Guarulhos faz uso de mão-de-obra terceirizada e estagiários sem supervisão, além de alguns funcionários que não conhecem e nunca participaram antes do processo de rematrícula, o que acarretará em diversos problemas para o início das aulas neste segundo semestre de 2011.

Esta situação demonstra o apoio da gestão da UNIFESP às medidas do governo para cortar gastos com a educação e com todo o resto do serviço público. Como exemplo, citamos o PLP 549/09, combatido por esta greve e que impede, através de restrições orçamentárias, o desenvolvimento do serviço público e consequentemente a expansão da universidade pública com qualidade. Inúmeros outros exemplos de medidas do governo prejudicam diretamente o serviço público.

Chamamos a atenção para o resultado desta política:
- Retenção de abertura de novos concursos públicos
- Prejuízo no quadro administrativo
- Crescente terceirização do serviço publico e precarização dos serviços prestados
- Perdas salariais acumuladas ao longo de décadas


ESTUDANTE, NÃO SE ILUDA! ESTE MODO PRECÁRIO DE SOLUÇÃO SÓ ATRASARÁ MAIS O ANDAMENTO DO SEMESTRE, ENQUANTO AS NEGOCIAÇÕES DA GREVE SÃO ABAFADAS E ESQUECIDAS! EXIJA QUALIDADE NA UNIFESP, ANTES QUE SEJA TARDE.


O desmonte do serviço público tem como reflexo a precarização da nossa Universidade:
- Abertura de novos campi sem qualquer planejamento
- Falta de estrutura para os cursos como laboratórios, bibliotecas e salas de aula
- Falta de servidores em todos os departamentos acadêmicos e administrativos
- Falta de professores
- Avanço das privatizações sobre a Universidade Pública.
Faz parte também desta política do atual governo "inaugurar" universidades, abrindo vagas apenas com fins estatísticos sem garantir a permanência estudantil, não dando apoio ao estudante de baixa renda, que hoje, ingressa em crescente número no ensino superior público.

Diante deste quadro, nós, servidores técnicos administrativos em educação, convidamos tod@s @s alun@s da UNIFESP campus Guarulhos ao debate e à luta por uma universidade pública de qualidade! Não aceitamos a política do governo de descaso com a Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário