Proposta de ATO UNIFICADO
Às
UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO
A precariedade em várias esferas dentro da educação é uma realidade recorrente nas instituições de ensino, em vários locais do País. Em São Paulo, estudantes são submetidos à expansão universitária sem pareamento com a qualidade, a exemplo do que ocorre com a UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, em que há campi usufruindo de prédios emprestados, sem infraestrutura digna de salas de aula, laboratórios, assim como, campus sem restaurante universitário. De forma geral, há a questão da permanência estudantil; como tratar de universalização do ensino superior sem atribuir as devidas condições ao estudante, para que possa, independentemente de sua condição social, ingressar na Universidade?
Tendo em vista o contexto supracitado, e, sabendo da existência de outras deficiências e especificidades pelas Universidades no Estado de São Paulo, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNIFESP convida a sua instituição a construir, conjuntamente, cada passo de um Ato Público, como forma de simbolizar o apoio mútuo entre nós, nossas pautas conjuntas, e a indignação com a forma pela qual a EDUCAÇÃO, com foco no Ensino Superior, a que representamos , vem sendo administrada, historicamente.
Em relação à realização do Ato, propomos dois momentos: A mobilização interna e a externa. Gostaríamos de estabelecer um Ato com a devida participação estudantil proporcional à importância do que pauta; ou seja: Que esse Ato possa ser um marco, a partir da coesão entre Universidades, sejam elas públicas ou particulares. Lembrando que a iniciativa para a realização do evento emergiu durante a Assembleia Geral dos Estudantes da UNIFESP, a terceira deste ano, em um contexto de mobilização pela permanência estudantil e educação de qualidade.
Organização
Sugerimos que o Ato ocorra de acordo com o seguinte cronograma:
DATA ATIVIDADE
24/11/2010 INÍCIO DA DIVULGAÇÃO ÀS UNIVERSIDADES
28/11/2010 – 15h REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES
8/12/2010 INDICATIVO DA REALIZAÇÃO DO ATO
Acreditamos na viabilidade de contatarmos a mídia antecipadamente, para ampla divulgação do Ato, e cobertura diversificada.
Quanto à mobilização interna à instituição, o manejo fica a cargo de seu(s)(sua(s)) DCE/Entidade/Comissão Estudantil referente(s). Na UNIFESP, nós do DCE pretendemos trabalhar diretamente junto a 4 membros de cada campus, para que nos auxiliem na articulação em cada unidade. Ademais, nada impede que nos ajudemos, enviando, se necessário, comissões entre as Universidades.
É importante acreditarmos que a consciência popular, incentivada a partir de ações como um Ato Público, é ferramenta elementar para o desenvolvimento paulatino de maiores mudanças. Afinal, o que são meras reivindicações, “em forma de papel”, por alguns, sem a ampla mobilização, a qual acompanha, questiona, une forças.
Que consigamos trazer a todas as instâncias sociais muitas de nossas realidades, em um evento que pode ser o marco inicial para a pressão conjunta por melhorias, exposição pública de nossas conjunturas, e expressão bem estruturada. Afinal, lutamos pela qualidade no Ensino Superior, um dos motores do desenvolvimento para a sociedade brasileira; portanto, é digno de maiores investimentos e respeito em seu planejamento.
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário