Unidade Curricular obrigatória e não eletiva acerca da EJA. A alfabetização trata-se de um aspecto característico da educação de jovens e adultos, portanto, a Pedagogia não deve pressupor a alfabetização nas séries iniciais e a EJA como se fosse uma peculiaridade. Propõe-se, dessa forma, que se substitua, por exemplo, uma das unidades curriculares de educação infantil por uma, obrigatória, de educação de jovens e adultos.
Decorrente da proposta anterior, sugiro a permissão de os estudantes cursarem a EJA a partir do terceiro ano ou sexto termo, tal como houve modificação e autorização de a segunda turma de Pedagogia cursarem a EI tanto quanto puderam cursar essa RP concomitante com a UC de RP EI.
Penso que os professores coordenadores da RP poderiam elaborar um programa de ação ao longo de todo o ano letivo entre instituição UNIFESP e Escola-Campo. Os alunos residentes passam um período muito breve na escola-campo, os professores/educadores ficam passíveis às mais diversas propostas ao longo de todo o ano, tanto quanto os alunos/crianças ficam sujeitos às mais diversas práticas/dinâmicas ao longo do ano com ações pontuais, estanques, as quais não divergem muito de tudo quanto é criticado como prática no cotidiano desses profissionais da escola-campo.
Penso, por extensão, que a proposição dos profissionais da UNIFESP deveria ser a de parceria, efetiva, com os profissionais da escola-campo. Pressuponho que da maneira como está esses profissionais apenas vêem reiterado o discurso de que estes não sabem como trabalhar, de que o insucesso com os educandos é responsabilidade única e exclusiva de ordem pessoal, uma incompetência individual.
Solicitar que os professores das outras UCs serem mais flexíveis no tratamento para com os alunos, que estão em residência Pedagógica, nós do 8º termo sofremos com professores que não permitiam que assistíssemos aulas à tarde enquanto estávamos na residência de EJA. Isso não é inflexibilidade, é falta de bom senso, de didática, de segurança profissional. Muitos alunos acabaram sendo reprovados por faltas devido a essa falta de ética.
Redução do tempo na escola, em especial desobrigassem-nos a participação nas improdutivas HAs, em que fazemos o papel ridículo de ouvintes da vida pessoal dos professores da escola-campo e que destine este tempo para a nossa escrita de caderno de campo, esta atividade geralmente é realizada pelos residentes que estudam à noite, na madrugada, quando voltam para suas residências geralmente em municípios vizinhos.
Em relação à pauta de TCC, a última Unidade Curricular de TCC para alunos do 8º termo precisa destinar-se à escrita do mesmo, são dois semestres de aulas teóricas e não disponibilizam sequer um semestre para que os alunos escrevam, ademais, os encontros entre orientandos e orientadores precisam ocorrer no período de aula, neste caso, nos dias da Unidade Curricular TCC, os alunos ficam obrigados a participar das aulas e como poderão escrever seus TCCs.
Os docentes responsáveis pela Residência Pedagógica precisam entrar em consenso, sobre os objetivos desta e a descaracterização de tais objetivos por meio de uma burocratização do processo. A escrita do caderno de campo é um instrumento de reflexão importante para nós pensarmos com distanciamento crítico sobre a função docente. No entanto após a residência alguns professores solicitam que os alunos refaçam incontáveis vezes o PAP e o relatório final, o que tem colaborado com um excesso de trabalho para os estudantes do curso de pedagogia, porém sem sentido, quem de nós como professores iremos refazer inúmeras vezes o mesmo projeto de aula. O que é válido é uma reflexão sobre o PAP elaborado com supervisão do preceptor e uma elaboração de relatório final como um trabalho final de Unidade Curricular feito na própria universidade com tempo destinado para tal, pois o tempo dos alunos no decorrer do semestre é prioridade para ler textos das demais das UCs nas quais os alunos estão matriculados, para a RP ser considerada UC, precisa estar na grade semanal real, efetiva, não somente na oficial.
A grade curricular do curso prevê 04(quatro) PPPs , as PPPs III e IV deveria propiciar o nosso contato com os textos e fundamentos para a Residência Pedagógica, pois os preceptores sugerem textos a serem lidos para RP em pleno semestre, concomitante com todos os textos que já temos para ler de outras UCs.
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