quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Carta da Pro-reitoria e Direção Acadêmica

Guarulhos, 03 de novembro de 2010.

Aos alunos do Campus Guarulhos,

Considerando a pauta apresentada pelo corpo discente do Campus;

Considerando as gestões feitas conjuntamente pela Reitoria e pela Diretoria Acadêmica;

Apresentamos a seguinte prestação de contas das negociações levadas a efeito em nome dos estudantes de Guarulhos:

1) Quanto ao tema transporte:

a) Foi iniciada a compra de dois ônibus para a utilização no trajeto Itaquera-Pimentas e vice-versa. Os ônibus deverão ser entregues até março de 2011;

b) Já foi instalado e já se encontra disponível a partir de amanhã (04/11/2010) uma linha de ônibus terceirizada que sai da estação Itaquera de metrô e se desloca ao Campus e vice-versa;

c) Obtivemos autorização para manter parte do serviço terceirizado mesmo quando os ônibus comprados forem entregues;

d) Obtivemos autorização para negociar diretamente com a Secretaria Estadual de Transportes a implantação de linhas alternativas ligando estações de metrô ao Campus com possibilidade de utilização de itinerários que evitem a Via Dutra.

2) Quanto ao tema auxílio estudantil:

a) A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis já encaminhou à pauta do Conselho de Assuntos Estudantis a criação de uma comissão com participação paritária dos alunos, encarregada de fazer a revisão das normas e procedimentos relacionados aos diversos tipos de auxílio praticados pela Instituição. A primeira reunião ocorrerá amanhã, dia 04/11/2010, às 9 horas, no anfiteatro Leitão da Cunha, São Paulo.

b) Já foi acelerada a contratação do assistente social para o Campus Guarulhos.

3) Quanto às construções:

a) Foi concluída e publicada a fase licitatória da construção do prédio novo do Campus. A demolição do galpão ocorrerá em janeiro de 2011 e a construção terá início ao término da demolição;

b) Terá início em dezembro a construção de pequeno prédio com cinco salas de aula de grande porte destinado às turmas que têm muitos alunos no primeiro ano;

c) Foi autorizada uma reforma do restaurante universitário que será entregue no início do ano letivo de 2011;

d) Foi iniciado estudo para execução de pequena reforma no prédio atual visando acomodar de forma um pouco mais adequada os docentes do campus e também ampliar as instalações da biblioteca, de modo a possibilitar a aquisição de mais volumes para o acervo.

4) Quanto ao tema jubilamento com oito anos:

a) Foi encaminhado à presidência da comissão regimental o pedido de que cada um dos Campi seja avaliado de forma específica quanto à questão de modo a evitar que a aplicação de uma regra geral prejudique os alunos do Campus Guarulhos.

5) Quanto ao tema moradia estudantil:

a) Foram solicitadas audiências com todas as autoridades relacionadas ao tema para que possamos acelerar o processo de modo a oferecer ao Ministério da Educação um estudo detalhado sobre a demanda específica do Campus Guarulhos. Na reunião de amanhã, dia 04/11/2010, do Conselho de Assuntos Estudantis será constituída comissão paritária com alunos para estudar a implantação de moradias estudantis em todos os Campi.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Diretor Acadêmico – UNIFESP

Campus Guarulhos

Prof. Dr. Luiz Leduíno de Salles Neto

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

5 comentários:

  1. 1. Parabéns, uma boa notícia e é importante que novas linhas vindas de metrôs sejam implementadas, pois isso trará benefício tanto para a faculdade quanto para os moradores do bairro.

    2. Envolver os estudantes na discussão dos procedimentos é um avanço, mas se a quantidade de bolsas não crescer na mesma proporção que a quantidade de estudantes necessitados cresceu, pessoas que realmente necessitam continuarão sendo excluídas, a única coisa que mudará é que agora saberão que não podem receber auxílio porque sua família ganha dez reais a mais do que a família de outro estudante.


    3.

    a. Finalmente saiu a licitação do prédio novo! Mas qual é a previsão de término da obra ?

    b. Este barracão provisório já estava nos planos desde antes da paralisação e tem a ver com a urgência da faculdade de alocar as turmas que entrarão ano que vem. Não pode ser considerado uma vitória dos estudantes.

    c. Acho que leram errado a proposta, os estudantes pediram a diminuição do valor, não ampliação do setor.

    4. Bom, bom, é um começo, mas de fato nada foi resolvido ainda.

    5. Envolver os estudantes é ótimo como um primeiro passo, mas também nada foi resolvido até agora.

    ResponderExcluir
  2. 3) c)É sempre bem vindo mudanças que ofereça mais conforto para refeições, mas não falou-se em subsidiar o restaurante para que os alunos paguem menos, também não houve iniciativa quanto ao problema dos alunos que chegam às 19h0min, pagam R$2,50 e não recebem a mesma refeição dos que foram ao restaurante às 18h. A universidade precisa exigir e garantir qualidade até às 20h.
    4) A alteração da regra de jubilamento de 8 anos não pode afetar os estudantes que ingressaram quando a regra era 08 anos para integralização. Neste momento não trata-se de estudar o tempo para integralização de todos os cursos da universidade, mas trata-se de resolver o problema dos que ingressaram sabendo que teriam 08 anos e agora não poderão usar os 08 anos previstos.
    PS:Todos nós sabemos como é o começodo semestre, a empresa fornecedora de xerox, não atende a demanda dos estudantes. É um problema antigo, mas até o momento não disseram nada. Se não estava na pauta de reivindicação, precisa entrar.
    Eliene(8º termo)

    ResponderExcluir
  3. Além desses tópicos abordados acima, tem ainda a questão bem relativa do transporte. As pessoas que trabalham (muitas) saem de seus trabalhos às 18:00 ou pelo menos 17:30. É impossível, se você não está dentro da linha vermelha, chegar em Itaquera para pegar o ônibus às 18:00, então, quem precisa, que não consegue chegar, pois esse é o horário de maior trânsito, não obteve nenhuma ajuda.

    O segundo ponto que queria levantar é sobre os professores que fazem questão de massacrar a pedagogia (tanto os profesores que são pedagogos quanto os de outros cursos)diminuindo os alunos de várias maneiras, sei que isso é algo que acontece em outros cursos também, mas não é tão frequente quanto no nosso curso. Qual o respeito que observamos nessa relação professor / aluno? E qual educação está sendo construída, uma vez que não temos respeito dentro da própria Universidade?

    Daniella 4º termo

    ResponderExcluir
  4. Dani... em relação ao transporte esses horários são temporários... será feita uma pesquisa para tentar acertar um horário menos prejudicial a maioria...

    qto a segunda pauta... tbm me pergunto, que educação estamos construindo? ou que educação estamos tentando descontruir para construir outra? tbm tenho muitas duvdas...

    ResponderExcluir
  5. Sugiro que na segunda-feira(08/11) elaboremos sugestões sobre esse horário do transporte e encaminhemos à diretoria academica, pois no e-mail com os horários, a Diretoria Acadêmica disse que está recebendo sugestões para melhorar o atendimento do ônibus.
    Eliene(8º termo)

    ResponderExcluir