terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conselho de Assuntos Estudantis se reúne pela primeira vez

Conselho de Assuntos Estudantis se reúne pela primeira vez
Reitor e vice-reitor participam da abertura da solenidade, nesta quinta-feira (04.11), no anfiteatro Leitão da Cunha.

O novo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Luiz Leduíno de Salles Neto, presidiu nesta quinta-feira (04.11), a primeira reunião do Conselho com a presença do reitor Walter Manna Albertoni e o do vice-reitor Ricardo Luiz Smith, além de representantes de diretores dos campi, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos em educação.
A pró-reitoria de Assuntos Estudantis foi criada, após a reforma do Estatuto, com o objetivo de promover melhorias nas políticas estudantis, atender as reivindicações e reduzir os gargalos apontados pelos alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O Pró-Reitor, Luiz Leduíno de Salles Neto, já iniciou o trabalho junto aos estudantes, tendo participado de uma audiência pública no campus Baixada Santista, de uma assembléia no campus Guarulhos e de reuniões com as respectivas comissões de negociação e mobilização. Nos próximos dias estão programadas reuniões com os estudantes do campus Diadema e São José dos Campos.
Para o Pró-Reitor Leduíno, “o Conselho de Assuntos Estudantis é formado por representantes comprometidos com a assistência estudantil e com a qualidade do ensino e certamente cumprirão o importante papel de formular uma efetiva política de assistência estudantil na universidade”.
“Além de buscar soluções para os problemas emergenciais apontados pelos alunos, objetiva-se fomentar a elaboração de um Plano de Assistência Estudantil da Unifesp, que também contemple as ações afirmativas de ingresso e permanência, a produção e o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, a mobilidade e a integração dos estudantes de toda a universidade”, completa Leduíno.
Durante a reunião, o Conselho votou na escolha do Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, Prof. Dr. José Aléssio, que foi homologado após ser sabatinado pelos presentes. Prof. Dr. Aléssio é médico cirurgião, formado em 1982, com mestrado e doutorado pela Unifesp.
O Conselho aprovou a criação de duas comissões paritárias: uma para estudar a implantação de moradias estudantis na universidade, e outra para avaliar os critérios de seleção dos auxílios-permanência.
Também foram criados, no âmbito da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, quatro coordenadorias: Ações Afirmativas e de Permanência; Assistência Integral à Saúde do Estudante; Atividades Acadêmicas; Cultura, Esporte e Lazer.
Criou-se, ainda, um auxílio emergencial para ingressantes, visando dar suporte inicial aos calouros que se encontram em situação sócio-econômica vulnerável, desde o momento em que chegam à universidade.
E decidiu-se pela reabertura do prazo de inscrição para os alunos veteranos, de 10 a 30 de novembro de 2010, para os auxílios permanência 2011.

http://dgi.unifesp.br/comunicacao/noticias.php?cod=7875

Nenhum comentário:

Postar um comentário