domingo, 24 de outubro de 2010

Encontro entre estudantes de pedagogia, 22/10 20h

Este é um esboço da ata do encontro entre os estudantes da pedagogia durante a noite da sexta feira, 22/10, um dia após a paralisação ser iniciada.

Estiveram presente 40 pessoas, com participantes de todos os termos do período noturno e do 6ºT do período vespertino.

No dia da paralisação a sala do 6º Termo noturno realizou um bate papo entre seus estudantes e chamou este encontro para a sexta feira com o objetivo de mobilizar os estudantes de pedagogia para tirar pontos de luta específicos do curso.

Neste encontro as estudantes Pamela(4ºTN) e Lúcia(6ºTN) foram destacadas para acompanhar a tentativa de conversa com os professores presentes no Campus que seria realizada pelo comando de greve.

Foram indicadas também estudantes que levarão as propostas retiradas neste encontro na segunda feira às 15h na Comissão do Curso de Pedagogia que está discutindo a Residência Pedagógica e também no encontro com a professora Célia na noite do mesmo dia, são elas: Laís(6ºTV), Ana(6ºTV), Rose(6ºTN), Raquel(6ºTN), Eliene(8ºTN), Pamela(4ºTN), Lúcia(6ºTN);

Metade da reunião foi destinada para a discussão de pauta, as propostas levantadas foram, na ordem em que apareceram:

  • Discussão dos problemas da pedagogia;
  • Falta de representatividade dos estudantes em relação à greve;
  • Problema no formato da residência: Não aceitação por parte de alguns professores de atestado de doença e a consequente exigência de refazer a residência inteira; falta de flexibilidade; os estudantes precisam assumir falta nas disciplinas do curso para fazerem residência em EJA; Apenas 4 escolas atendem residência; Poucos professores cuidando da questão, assim um professor orienta trinta turmas de residência;
  • Discutir o assento dos estudantes no conselho do curso;
  • Diferenças de hora aula sobre o curso da tarde e da noite;
  • Questões sobre o bandejão e transporte;
  • Domínios desconexos? A inutilidade de alguns domínios conexos para a prática ou reflexão pedagógica;
  • Representatividade dos estudantes na escolha da grade curricular, inclusive de Domínios Conexos, para evitar problemas como o de pegar uma matéria avançada de outro curso e pegar DP por falta de base naquele assunto;
  • Quantidade pífia de vagas para as eletivas consideradas interessantes o que gera uma corrida pelas vagas;
  • Grade, há uma residência obrigatória de EJA e porque não há uma disciplina sobre o mesmo assunto ?
  • Discussão da Greve;
  • TCC;
  • O planejamento do professor é rígido para os alunos, mas quando o professor vai para alguma atividade acadêmica extra aula altera todo seu planejamento, por vezes chegando a acelerar as aulas;
  • Abertura para a participação de estudantes nas Comissões que discutem o curso;
  • Quando professor estiver em processo de contratação, o curso deve encaixar uma outra disciplina no lugar, para evitar que os estudantes precisam repor aulas de um jeito acoxambrado;
  • Este espaço deve ouvir os outros termos.(estudante do 2º T reclamando da hegemonia de reclamações realizadas por pessoas do 6º e 8ºT);
  • Divisão em 2 prédios e o prejuízo disso na comunicação entre as turmas do curso; É importante manter as salas mais próximas;
  • Leitura de Textos Clássicos não contribui para o aprendizado de ferramentas muito importantes para o resto do curso: resenhas, fichamentos, metodologia de trabalho, etc.
  • Porque há tantas disciplinas de filosofia e apenas uma de alfabetização, que é uma das especialidades do curso?
  • Falta de mobilização do curso de pedagogia; Apenas quando os estudantes da pedagogia se mobilizarem e pararem de esperar que um representante faça as coisas por eles é que a pedagogia terá um espaço maior na faculdade;
  • Críticas à pífia atuação do CA no período noturno e proposta de articulação periódica entre os estudantes e rearticulação do CA;

Com uma pauta tão ampla e com a urgência de discutir os temas específicos da pedagogia para apresentar na Comissão da Residência e na Reunião com a Célia, as pautas foram divididas nos eixos: Grade, Residência, Infraestrutura e Organização Estudantil. E destes eixos apenas Grade e Residência foram discutidos na sexta a noite, postergando-se os outros dois para as discussões de segunda e terça.

O encontro então foi dividido em duas comissões que discutiram seus temas durante 40 minutos.

A comissão de Grade contemplou os seguintes assuntos:

  • Disciplina de EJA;
  • Mais disciplinas para alfabetização;
  • Não esperar a posse de professores, colocar uma disciplina no lugar;
  • Disciplinas relativas ao TCC e aulas de metodologia;
  • Domínio conexo de Leitura de Textos Clássicos;
  • Participação dos estudantes nas discussões sobre a grade;

E retirou as seguintes propostas para serem levadas ao encontro de segunda feira:

  • Abrir discussão com todos os estudantes para discutir a estrutura da grade e as necessárias reestruturações que os estudantes desejam que ela sofra;
  • Deve haver mais disciplinas dedicadas à alfabetização. E também uma disciplina obrigatória de EJA;
  • Repensar as matérias do D.C. do 1º ano para que elas realmente ensinem os estudantes a lerem e escreverem como a academia exige. Uma sugestão é que tais disciplinas sejam ministradas pelos professores de letras e que haja ensino de escrita de resenhas, análise de discursos e outras capacidades necessárias;
  • Na espera de atribuição ou na falta de professor alterar a grade e adiantar uma disciplina;
  • Semestralmente ter um momento de discussão com os estudantes sobre a grade e considerar este diálogo na melhoria do curso, no aprofundamento de temas com disciplinas novas e também na criação de eletivas;
  • Os professores que orientam TCC devem apresentar suas linhas de pesquisas aos estudantes, tal como nas PPPs, durante o 6º semestre para que assim os estudantes saibam com quem discutir os assuntos pelos quais se interessam e possam chegar ao 7º semestre com um orientador e desta forma terem melhor orientação na elaboração do projeto.

A comissão de Residência Pedagógica discutiu exclusivamente estes assuntos e sintetizou suas discussões nos seguintes pontos:

  • Quantidade excessiva na avaliação da RP - relatórios, PAP's (comentados e não comentados) e caderno de campo;
  • Melhor aproveitamento da experiência profissional;
  • Ampliação de escolas para cursar a RP;
  • Repensar a função da RP dentro da Escola Campo;
  • RP como disciplina na grade semanal (já que se trata de uma U.C regular do curso de Pedagogia que seja tratada como tal: maior tempo de fundamentação teórica, tempo a elaboração dos documentos relacionados à RP, melhor preparação para entrada em campo, discussões após a entrada em campo, etc.);
  • Flexibilidade no atendimento das necessidades de cada aluno que precisa cursar a RP (aqueles alunos que se encontram imersos no mundo do trabalho, dificuldades por motivos adversos, etc.);
  • Transparência nos procedimentos da RP (quantas horas são destinadas à imersão? Quantas horas para elaboração dos relatórios? Etc.);
  • Disponibilização de recursos materiais para o desenvolvimento dos PAP's;
  • A existência de uma Comissão Ética com alunos e preceptores (para que evite possíveis constrangimentos perante os professores formadores).

3 comentários:

  1. Pessoal fico muito contente com as pautas levantadas e, principalmente com o envolvimento de vários termos nessas questões. Sem dúvidas esse momento político da Unifesp é muito especial, a criação da nova pró-reitoria, a posse do novo consu, o estopim deflagrado no campus baixada santista...

    Temos diversas pautas... dessas as principais são relacionadas ao próprio curso... o que é mto bom que tenhamos nossas próprias pautas... porém penso que devemos fazer eco nas pautas mais gerais... pq algumas delas, como a falta de professores estão relacionadas a uma conjuntura politica nacional, talvez até internacional se pensarmos nos financiamentos...

    por isso, vamos tentar sintetizar nossas pautas e abrir dealogo com nossos professores sem perder de vista a mobilização geral que acontece no campus...

    o mais importante é conseguirmos a maior participação possível de estudantes de pedago, de modo que essa maior participação será decisiva para pressionarmos nossos professores e definitivamente abrirmos vias de dialogos formais nas instancias deliberativas...

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  2. Olá todas e todos. Fico chateado por não participar tão ativamente deste processo. As inúmeras tarefas impossibilitam, mas não impedem as posições. acredito que tenhamos eleboração sobre as reivindicações gerais do campi. Historicamente o curso participou, mesmo que minoritariamente de todos os movimentos, ora apoiando ocupação e greve e ora discordando, mas sempre presente em assembléias. Acredito que seja importante massificar nossa presença na assembléia geral, que efetivamente decide nossa vida. A propósito, a Eliene sempre foi uma ativista pedagógica ativa, rs,rs. Grande abraço!
    Marcos Cesar

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  3. Olá pessoal, estou contente que nosso Campus também tenha se mobilizado, e penso que nosso Campus pode ser um dos melhores da Unifesp, apesar de estarmos um pouco longe dos centros de Guarulhos e São Paulo.
    Ao conversar com meus veteranos, percebi que muita coisa já aconteceu no decorrer dos anos, antes de eu entrar...A minha outra graduação passei inteira sem R.U, e hoje posso dizer que tem um na minha Faculdade, mas lógico que muito tem de melhorar, mas só mostrando a nossa carinha é que a gente consegue algo. Parabéns aos estudantes.

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