Resumo
- Leitura da Ata da reunião anterior;
- Repasse da reunião com @s professor@s do campus;
- Repasse do encontro com @s professor@s da Comissão de Residência Pedagógica;
- Conversa com a Professora Célia;
- Escolha de representantes discentes provisóri@s;
- Bate papo sobre a comunicação;
Iniciou-se o encontro com a leitura da ata da reunião anterior.
Repasse da reunião com @s professor@s do campus
Em sequência Lúcia fez um repasse do encontro com @s professor@s do campus, segundo ela a sala estava lotada, @s professor@s compareceram em peso e estavam atentos às falas estudantil. Pessoalmente muit@s apoiaram a greve, mas por serem apenas uma fração d@s professor@s do campus não poderiam responder pelo conjunto. Quando inquerid@s se fariam uma paralisação também, @s professor@s disseram não, pois muit@s ainda estão dentro do período probatório de três anos e isso pode acarretar a perda de seus empregos, porém, el@s poderão apoiar de outras maneiras. @s professor@s de certa forma de entusiasmaram com a mobilização estudantil e reforçaram que mesmo que a paralisação esfrie após esta semana é muito importante que @s estudantes se mantenham mobilizad@s pois isso ajuda que as condições no campus melhorem.
Repasse do encontro com @s professor@s da Comissão de Residência Pedagógica
Em paralelo a este encontro com @s professor@s do campus havia o encontro da comissão de residência pedagógica onde estudantes participaram e expuseram os pontos retirados no encontro da sexta feira. A reunião foi extensa e durou das 15h às 18h, Raquel, estudante que esteve no encontro, expos um extrato da conversa.
Estavam presentes @s professor@s doutor@s Clécio, Rosário, Regina, Célia, Cláudia Barcelos e Cláudia Vóvio, a recepção aos estudantes foi muito boa e alguns dos presentes manifestaram muito contentamento com esta organização d@s estudantes de pedagogia.
Não houve oposição a nenhuma das propostas apresentadas, elas serão discutidas em seus respectivos âmbitos e posteriormente o professor doutor Clécio enviará uma resposta aos estudantes.
No entanto alguns pontos da resposta já foram adiantados:
- Questões concernentes exclusivamente ao curso de pedagogia, como a residência pedagógica e a disciplina de EJA, são mais rápidas de serem discutidas e alteradas, mas outras questões tais como os domínios conexos que dizem respeitos a outro curso ou questões que estejam em regimento são mais lentas de serem alteradas pois dependem de um processo burocrático;
- Uma comissão para discutir a grade está sendo estruturada e deverá produzir mudanças nos próximos anos e é importante que @s estudantes estejam representad@s;
- Nas normas há previsão que as comissões do curso de pedagogia abram espaços para a representação estudantil, mas tais espaços nunca foram ocupados e é interessante que os estudantes participem do próximo encontro de um destes âmbitos no dia 11/11;
- A professora Cláudia Barcelos se comprometeu em organizar a apresentação das linhas de pesquisas d@s professor@s da pedagogia aos estudantes do 6º termo;
- Além disso fui sugerido que temas em que a grade não atende plenamente o interesse estudantil poderão ser complementados através de palestras e seminários, como por exemplo em uma semana de pedagogia.
Conversa com a Professora Célia
Após estas exposições aproveitamos da presença da profª Célia para pedir novos esclarecimentos, ela nos explicou sobre as instâncias decisórias do curso e nos explicou sobre três instituições:
- O Colegiado de Pedagogia: Se reúne uma vez ao mês, congrega tod@s @s professor@s, funcionári@s e três representantes estudantis. Esta é a instância mais importante e realiza as principais decisões relativas ao curso.
- Comissão Curricular: Congrega professores e os mesmos três representantes estudantis do Colegiado. Discute as alterações no currículo e constrói propostas que serão votadas no Colegiado, caso sejam rejeitadas a Comissão irá reelaborá-las.
- Colegiado de Residência Pedagógica: Congrega professores e estudantes. Devido as complexidades das residências(áreas específicas, vínculos com escolas, demandas de estudantes, retorno para as escolas) ele foi dividido em encontros específicos para cada área de residência, desta forma hoje a RP está estruturada em uma Coordenação Geral, Coordenações Especiais e Comitê Gestor de Acordos de Cooperação com as escolas. Ligado a este último está sendo implementado um Comitê de Ética composto por professor@s ou gestor@s das escolas atendidas, professor@s de RP e estudantes para deliberar sobre questões conflitivas.
Célia esclareceu ainda que há um protocolo que normatiza alguns procedimentos d@ professor@ em uma residência pedagógica. E questionada sobre o abono das faltas de quem está fazendo RP, disse que este é um problema de solução rápida, mesmo porque há previsão de que @s professor@s criem módulos de educação à distância para que estudantes em RP possam participar das aulas da faculdade de forma não presencial.
Sobre os Domínios Conexos comentou que este é um problema mais delicado pois envolve outros cursos, mas já há um diálogo com a filosofia para que os DC do primeiro ano tenham um enfoque diferente e em último caso se não houver mudanças tais DC podem até mesmo ser eliminados da grade.
E por último ela pediu que @s estudantes leiam o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, principalmente o seu final, onde estão todos os regulamentos.
Escolha de representantes discentes provisóri@s
Conseguimos que em todas as próximas reuniões já tenhamos a representação discente em todas as esferas do curso de pedagogia e acordamos que vamos tirar uma representação discente provisória de 6 estudantes até organizarmos eleições. Serão 3 titulares e 3 suplentes.
Ontem na reunião acordamos momentaneamente 3 representantes para a próxima reunião do dia 11 de novembro as 10h00 Rose, Lucia e Lays, todos do 6º termo. Como nossa representação é transitória, aguardamos mais pessoas interessadas em participar desses espaços, venham nas reuniões e deem os nomes.
Outra coisa que também acordamos na reunião é de que esse processo de eleição dos nossos representantes será conduzido pelo Centro Acadêmico. O CAPED foi escolhido para organizar a comissão eleitoral que será aberta aos demais estudantes, porém em o CAPED sendo Comissão eleitoral consequentemente seus representantes não concorrem.
Bate papo sobre a comunicação
Por último se falou da comunicação, abrindo-se a participação de todos os interessados para postarem no blog da mobilização.
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