terça-feira, 20 de setembro de 2011

[19-23 / set ] 3ª Semana de Educação Musical da UNESP

A terceira edição da Semana de Educação Musical, promovida pelo Instituto de Artes (IA), Câmpus de São Paulo, que começa dia 19, segunda-feira, às 9h, e prossegue até o dia 23, sexta-feira, elegeu como tema geral "A formação do professor de educação musical: ideias, conceitos, estratégias, ações". De acordo com as organizadoras, o evento comportará várias esferas de discussão.

“A temática ganha destaque pelas preocupações que rondam a formação de professores em todas as áreas do conhecimento, em razão da crise pela qual passam os sistemas de educação do País”, diz Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, professora aposentada e ex-diretora do IA.

Entre os tópicos de que se ocuparão os pesquisadores e educadores de várias regiões brasileiras e do Exterior, destacam-se o exame dos critérios que determinam as políticas públicas relacionadas à Educação Musical, a discussão de novas pedagogias que enfatizem os aspectos lúdicos e criativos da aprendizagem, e a disseminação do conhecimento das pesquisas já realizadas no Brasil e em outros países.

Dividida em comunicações, conferências e minicursos, a III Semana de Educação Musical busca a articulação entre a temática geral e os enfoques dessas subdivisões. “Os temas das mesas cercam o tema principal e lhe dão contexto”, confirma Marisa. Assim, serão abordadas questões como “A educação musical e as políticas públicas”, “O papel do jogo na educação musical”, “A formação do professor” e “Educação musical: questões da contemporaneidade”.

Os minicursos, sempre com carga horária de três horas, vão trabalhar com escuta criativa e exercitar a reflexão acerca do ensino e aprendizagem da música, além de apresentar diferentes técnicas de trabalho coletivo ligadas à voz, ao corpo, à execução instrumental e à ampliação dos referenciais musicais.

Entre os conferencistas, estarão o secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, reitor afastado da Unesp, que fará conferência no dia 19, às 15h; Estelle Jurgensen, da Universidade Indiana, nos Estados Unidos; Íris Yob, da Universidade Walden, também nos EUA; João Cardoso Palma, secretário-adjunto de Educação do Estado de São Paulo e professor do IA; e o casal Eleanor James, da Universidade de Toronto, e R. Murray Schafer, da Universidade Simon Frazer, ambas no Canadá.

O Instituto de Artes da Unesp fica na rua Dr. Teobaldo Ferraz, 271, bloco I, na Barra Funda, defronte ao Terminal do Metrô. Todas as apresentações são gratuitas. Outras informações e a programação detalhada do evento podem ser encontradas aqui.

Para assistir ao vivo a transmissão da semana, acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário