terça-feira, 6 de setembro de 2011

Resultado da Assembleia de 06/09

Nesta véspera de feriado os estudantes da UNIFESP compareceram em peso à assembleia estudantil para ratificarem a decisão já tomada em outra assembleia de que são contra uma greve neste momento.

A Assembleia começou com a leitura de diversos informes: greve dos funcionários, a paralisação desta semana, a conversa com o diretor acadêmico na noite anterior, a falta do reitor à discussão no campus, a decisão coletiva dos estudantes de letras sobre não aderir à paralisação, etc. Em seguida abriu-se o microfone para os inscritos fazerem suas considerações e realizarem propostas. Uma das principais reclamações realizadas pelos estudantes foi sobre a construção do prédio novo, pois o prazo de início das obras dado pela reitoria no ano passado já se esgotou e a obra ainda está em processo licitatório. Outro ponto comum das falas de muitos estudantes foi a forma arbitrária como um grupo de estudantes estaria tentando iniciar uma greve.

Após um pequeno recesso a mesa deu início ao processo de votações.

Pós e contras tiveram dois minutos para argumentarem sobre a proposta mais esperada da noite e em sequência os estudantes em peso votaram contra a greve, dispensando a necessidade de contagem dos votos. O mesmo se deu com a ocupação da diretoria acadêmica.

Em seguida foram votadas outras pautas, uma das questões mais importantes foi a definição de quórum mínimo de 10%(-+250) dos estudantes do campus para constituir uma assembleia legítima, para evitar que assembleias esvaziadas, como a da semana passada, tenham força para propor paralisações, greves, etc. Tal ponto causou polêmica, pois ao mesmo tempo que cria uma garantia que o mecanismo de assembleia não será utilizado de forma celerada, cria a possibilidade que se esvazie uma assembleia na hora de uma votação, para impedir que algo indesejado por aqueles que se retiram, seja aprovado.

Outra questão colocada em votação foi a utilização de urnas, a maioria dos estudantes foi contra, demonstrando que consideram a assembleia estudantil um espaço importante para o debate e a utilização de urnas poderia levar a uma situação em que as pessoas votem sem ouvir os pós e contras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário