quinta-feira, 24 de março de 2011

COMISSÃO ELEITORAL DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA INFORMATIVO ELEIÇÕES INTERNAS 2011

COMISSÃO ELEITORAL DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA
INFORMATIVO ELEIÇÕES INTERNAS 2011


Recado do CAPED/Comissão eleitoral (docente e discente) explicando que os estudantes de Pedagogia deram início à participação de estudantes no Colegiado de Pedagogia com representantes tirados durante a greve de alunos....... Em 2011 a UNIFESP inteira está num processo de institucionalização que envolve a consulta a cargos eletivos, a formação de Congregações e em Guarulhos inicia processo eleitoral para a escolha e indicação do Diretor e Vice-Diretor do campus, eleição de representantes de alunos, professores e funcionários para compor a Congregação do campus, além de instituir os Departamentos de cada curso. Na Pedagogia teremos a eleição e indicação do Chefe e Vice-Chefe de Departamento e de um novo Coordenador e Vice-Coordenador de Curso.

Nesse momento inaugural é de extrema importância a participação ativa dos estudantes, como candidatos ou apenas votando nos seus representantes em todas as instâncias

No Curso de Pedagogia a indicação do Coordenador e Vice-Coordenador de Curso prevê eleição direta pelo total de docentes e discentes do curso, então, todos nós podemos votar. A escolha do primeiro Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Educação acontece de modo diferente, e os representantes dos estudantes no Colegiado de Pedagogia é que votam.

Para a eleição dos representantes dos estudantes a Comissão Eleitoral já apresentou um cronograma que será seguido de modo independente das eleições do Departamento de Educação e Coordenação de Curso, mas para que todos os colegas da Pedagogia entendam esses espaços de participação e possam tirar suas dúvidas antes das eleições, faremos um encontro no dia 25 de março, sexta-feira, para uma conversa com as Comissões Eleitorais Docente e Discente. Os encontros acontecerão na primeira hora das aulas do vespertino e do noturno, das 14h às 15hs e das 19h30m às 20h30m, respectivamente, no teatro Adamastor Pimentas.

PARA SABER MAIS SOBRE AS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO

Onde os estudantes têm representação no campus Guarulhos e no Curso de Pedagogia?
No Campus Guarulhos os estudantes terão representação na Congregação do Campus e nas Câmaras que vierem a existir. No Curso de Pedagogia, os estudantes têm representação no Colegiado de Pedagogia, na Comissão Curricular do Curso de Pedagogia e no Conselho Departamental do Departamento de Educação.

O que é a Congregação e quais são suas atribuições e competências?
É a instância máxima de poder de decisão no âmbito do Campus Guarulhos e tem como competências: I - a direção, planejamento e realização das atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão da Unidade Universitária; II - aprovar a criação, modificação e extinção de Departamentos; III - aprovar a constituição das bancas examinadoras dos concursos para ingresso na carreira docente, para provimento dos cargos de Professor Titular e para obtenção dos títulos de Mestre, Doutor e Livre Docente; IV - deliberar sobre a distribuição das vagas que forem destinadas à Unidade Universitária; V – propor a criação de cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitários; VI – elaborar, aprovar e alterar seu Regimento Interno. Suas atribuições envolvem também I – deliberar sobre a administração do Campus; II – promover a integração entre as diferentes Unidades Universitárias no cumprimento das atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão; III – elaborar, aprovar e alterar o seu Regimento Interno; IV – acompanhar e referendar as atividades do Diretor do Campus [Artigos 32 e 34 do Estatuto da UNIFESP]

Quem participa da Congregação?
O Diretor; o Vice-Diretor; os professores titulares (2); os Chefes de Departamento (6); os respectivos representantes das atividades vinculadas à graduação, à pós-graduação e à extensão; os representantes eleitos das demais categorias da carreira docente (6 entre adjuntos e associados); pelos representantes eleitos do corpo discente da graduação (3) e da pós-graduação (2), e pelos representantes eleitos do segmento dos servidores técnico- administrativos em educação (5). [Art. 33 do Estatuto da UNIFESP]

O que são as Câmaras?
São órgãos deliberativos e ou consultivos, destinados a assessoria especializada para auxiliar a organização e gestão de ações de uma mesma natureza , por exemplo: uma Câmara de Extensão para assessorar a Congregação, produzindo orientações, normas e propondo planos de ação. Nas Câmaras também é prevista a representação discente.

O que é Colegiado?
É uma forma de gestão que prevê a participação de parte ou de todo corpo docente de um Curso e outras representações. O Colegiado do Curso de Pedagogia é órgão máximo de gestão do Curso de Pedagogia no âmbito do campus e tem por objetivo o governo do Curso em seus aspectos administrativos e pedagógicos em conformidade com as regras e normas da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp [Art.1 do Regulamento co Colegiado do Curso de Pedagogia].

Quem participa do Colegiado de Pedagogia?
O total dos docentes em atividade no Curso e os representantes discentes participantes da Comissão de Curso (3).

O que é Comissão Curricular de Curso do Curso de Pedagogia?
A Comissão Curricular de Curso coordena as atividades relativas ao ensino de graduação e tem por objetivo, além de outros, planejar e supervisionar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

Quem participa da Comissão de Curso?
A Comissão de Curso no Curso de Pedagogia é composta por 12 (doze) membros assim constituídos: o Coordenador do Curso; 8 (oito) docentes do Curso, sendo obrigatoriamente três deles representantes da Residência Pedagógica em: Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão; 3 (três) estudantes regularmente matriculados, sendo um obrigatoriamente estudante da residência pedagógica, concluinte da UC ou não.

O que é Conselho Departamental?
É o espaço de gestão colegiada do Departamento, dirigindo e acompanhando suas atividades; essas envolvem atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

Quem participa do Conselho Departamental?
Do Conselho Departamental do Departamento de Educação participam: o Chefe e Vice-Chefe de Departamento; todos os docentes lotados no Departamento e em atividades que integram os seus Cursos, incluindo docentes substitutos ou convidados pela UNIFESP; 3 representantes discentes, sendo 2 (dois) do Curso de Graduação (um de cada turno) e 1 (um) de pós-graduação; 1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos. As representações serão constituídas por membro titular e suplente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário