quinta-feira, 31 de março de 2011

Auxílio Creche - inscrições de 1/4 a 1/5

Edital Auxilio Creche

inscrições estão abertas de 01/04/2011 a 01/05/2011.
http://www.unifesp.br/prae/editais/edital_auxilio_creche.pdf/view

Abaixo uma mensagem que explica melhor este benefício.



Campanha inédita da Unifesp promove saúde e bem-estar da mulher estudante
Auxílio Creche, assistência permanente às alunas gestantes e mães e realização de palestras informativas são algumas ações que integram o projeto.

São Paulo, 02 de março de 2011 - A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (`PRAE), vai lançar no mês de março a campanha "Gênero, corpo e universidade: atenção à mulher estudante", que visa a promoção de ações de saúde e bem-estar das universitárias da instituição e fomento ao debate acadêmico em torno das questões de gênero, corpo e sociedade. A ação vem reforçar as comemorações do Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

O programa consiste em um conjunto de ações destinadas à fomentação de debates alinhados com as temáticas contemporâneas, envolvendo os movimentos feministas. Entre os temas a serem trabalhados, com a realização de conferências e palestras com estudiosos, estão questões de gênero, corpo, sexualidade, violência e organização social do trabalho, entre outros.

"Esperamos que, por meio deste projeto, a gente possibilite às mulheres estudantes da instituição a reflexão sobre a importância dos cuidados com seu corpo e sua sexualidade, permitindo autonomia sobre suas escolhas, além de prevenir e tratar precocemente eventuais enfermidades", diz o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp, Luiz Leduíno de Salles Neto.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 8 mil alunos matriculados, sendo aproximadamente 60% mulheres.

Dentro da campanha, no âmbito das ações afirmativas, serão implantados dois projetos para as estudantes dos seis campi da Unifesp. O primeiro deles é a instituição do Auxílio-Creche, que vai contemplar estudantes com filhos de zero a cinco anos e que sejam participantes do Programa de Auxílio Permanência da instituição.

Já o Programa de Atenção Especial à Estudante Gestante e Mãe tem o objetivo de criar um atendimento regular às estudantes gestantes e mães de recém-nascidos. Esta ação será coordenada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) em cada campus da Unifesp, por meio do Grupo de Gestantes e Mães, com atendimento interdisciplinar oferecendo informações de cuidados durante a gravidez, acompanhamento médico, cuidados com os recém-nascidos, aleitamento materno, acompanhamento psicológico e assistência social.

O Serviço de Psicologia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Guarulhos iniciará um grupo de apoio psicológico à aluna gestante, que terá caráter permanente mesmo após o período da campanha. "O referido grupo tem como objetivo acolher as angústias trazidas pelas alunas de modo a acompanhá-las em questões de ordem emocional e dificuldades acadêmicas decorrentes de sua condição de estudante e mãe", explica Leduíno.

No âmbito das ações de saúde, será promovida uma Campanha de Atenção à Saúde da Mulher Estudante. que engloba um conjunto de ações envolvendo promoção de saúde, prevenção e diagnóstico com realização de exames ginecológicos e um programa de informação relativo à doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, e saúde integral da mulher.

A campanha será implantada inicialmente no campus Guarulhos. Posteriormente, as ações serão estendidas para os demais campi da universidade em São Paulo, São José dos Campos, Diadema, Santos e Osasco. O projeto conta com a parceria do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, em Guarulhos (SP).

As conferências de abertura da campanha serão no dia 21 de março com duas palestrantes convidadas. A primeira delas é a Prof. Dra. Maria Lygia Quartim de Moraes, professora titular de Sociologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que atua como pesquisadora do Núcleo de Estudo de Gênero Pagu, um centro interdisciplinar de pesquisa da Unicamp voltado para a produção e disseminação do conhecimento em torno da problemática de gênero. A outra palestra será ministrada pela Profa. Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira, professora da UNIFESP que atua na área de Ciências Humanas em Saúde, com destaque para sociologia, política e saúde coletiva. Eleonora, que também é Pró-Reitora de Extensão da Unifesp, atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direitos reprodutivos e sexuais, autonomia, aborto-escolha, violência doméstica e sexual, políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário