quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conquistas

Conquistas da Pedagogia...
Não há dúvidas que cada um tem uma percepção desse processo histórico pelo qual vive a Unifesp, em especial o campus Guarulhos e até o curso de Pedagogia. São 4 anos de campus Guarulhos e muita coisa ainda esta por vir... muitos colegas vão se formar este ano, em breve outros se formarão e sabemos que ainda essa universidade não é a universidade dos nossos sonhos, mas precisamos reconhecer vários avanços... começando pela implementação de um campus de universidade federal no meio de uma região periférica de uma cidade em crescimento na região metropolitana de são paulo... sem dúvidas a Unifesp foi uma conquista do povo guarulhense, mais ainda da região dos Pimentas, porém muito ainda se precisar conquistar na região... escolas, saúde, saneamento etc.
A Unifesp ainda não tem a estrutura que uma universidade federal deveria ter, faltam professores, bibliotecas, laboratórios dos mais variados, auxílios de diversos tipos e por aí vai... fato é que de 4 anos para cá muita coisa mudou... novos professores foram contratados, mais técnicos administrativos, livros chegaram, alguns laboratórios foram melhorados, outros criados... mas ainda falta muita coisa... porém muitas coisas conseguimos... e muitas, frutos de uma intensa mobilização estudantil... Diversos questionamentos são feitos em relação a esses processos de mobilização estudantil desde 2007... muitas críticas fazem todo sentido, porém negar as conquistas que essas mobilizações tiveram é o maior erro. Construir um movimento, uma mobilização e, principalmente, refletir suas práticas durante o processo, são atividades muito complexas e que precisam do esforço de diversos agentes... mas para isso, precisamos nos reconhecer como agentes ativos desse processo de construção histórica dessa universidade... erros, infelizmente cometeremos... mas faz parte da atividade humana aprender por meio de seus próprios erros...
O tópico chama-se conquistas da pedagogia porque precisamos compreender que nossas conquistas devem ser além da nossa divisão em cursos... há inúmeras pautas específicas de cada curso, de cada campi, de cada universidade, de cada cidade, de cada país... mas hoje pensar sectariamente só nos afasta de verdadeiras conquistas... no curso de pedagogia, estudantes e professores, conseguiram um diálogo que não havia, e não por empecilho de alguma parte, mas talvez por falta do hábito de dialogar... conseguimos nos fazer representar nas principais instâncias de deliberação do curso de pedagogia, como a reunião do Colegiado, em que teremos 3 representantes discentes, Rose, Lays e Lucia... parece pouco? Não sei... talvez somente com o tempo saberemos... mas dada essa greve, conseguimos reunir estudantes de pedagogia de todos os termos e de ambos os horários... inúmeras pautas foram levantas, diversas informações, encontros e desencontros, mas aos poucos conseguimos perceber o quanto é importante construir coletivamente o curso, o campus e a universidade, afinal como educadores que somos, ou queremos ser, não podemos nos ausentar dessas discussões... esse momento é rico, é um momento de construção dessa universidade, que não será a dos sonhos, porque somos muitos sonhos, mas sem dúvidas pode ser bem melhor do que da nossa realidade...

As conquistas e o caped...
Continuando a mesma linha de raciocínio não podemos negar que o Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles é uma conquista dos estudantes de pedagogia, talvez dos demais estudantes, do curso como um todo, quem sabe até da Unifesp... e por quê uma conquista? Lembrando que a criação desse centro acadêmico e suas primeiras eleições foram resultado da pressão dos estudantes do curso que em 2008 não sentiam-se representados enquanto pedagogia, principalmente nas assembléias... Vale lembrar que o CAPED foi fundado em 2007, também fruto das mobilizações daquele ano que questionavam o REUNI... quando colocamos questionamos, em nenhum momento nos colocamos contrários, apenas problematizamos o tema... fundado em 2007, sua primeira gestão só foi eleita no final de 2008, mas nem por isso podemos dizer que ele não existia... vale lembrar que o Pedacoffe, umas das principais atividades do curso, acontecem desde o começo de 2007 e, talvez, seja o embrião do CAPED... oficialmente o CAPED sempre contribuiu com as mobilizações e sempre debateu os rumos do movimento como um todo... constam em todas as atas de reuniões ou balanços financeiros nosso apoio... duas calouradas aconteceram por meio do CAPED, em 2009 organizando diretamente e em 2010 junto com uma comissão maior.
Não há dúvidas que o pedacoffe é a atividade mais antiga e com maior tempo de duração dos estudantes de pedagogia, e sempre nos momentos de maior tensão e politização aparece como mecanismo e espaço de debate... o pedacoffe tem como principal intuito ser um espaço político do curso, ora se manifestando contra os preços e qualidades das refeições oferecidas, ora sendo um espaço de debate e reunião, ora formando um caixa que consiga financiar atividades... nesse momento, nos reunimos em todas as assembléias do campus... ao longo desses 3 anos, de 3 gestões do CAPED, sendo uma interina, muitas coisas que as vezes não aparecem aos olhos de todos foram construídas por ações do CAPED... somos o único curso que participou dos encontros nacionais por 3 anos consecutivos (lá levamos e trazemos discussões nacionais a respeito da educação)... parece fácil, mas não é simples organizar atividades, viagens e eventos... as primeiras semanas do livro e de artes também tiveram total apoio do CAPED, principalmente com alguns de seus membros... e até com contribuições financeiras... diversas coisas pequenas, como concertos de geladeira, janelas, microondas etc, foram encaminhadas através do CAPED, em um momento que só havia o CAPED com gestão e representação por curso (sim, em um momento já tivemos fogão, geladeira e microondas no antigo espaço dos CA’s para uso dos estudantes)... muito do que estamos construindo nesse momento é fruto de um debate entre os centros acadêmicos desde o começo do ano... faltou comunicação com os demais estudantes do curso? Sim, é preciso reconhecer que esse talvez seja o maior pecado do CAPED ao longo de suas 3 gestões... mas essa é uma via de mão dupla... o CAPED tem que procurar os estudantes e representá-los, mas estes, também precisam procurar o CAPED e fazê-lo ser uma entidade de representação... construir o centro acadêmico faz parte da construção desse sonho de universidade ideal, estamos no mesmo processo, de erros e acertos... somos sujeitos ativos dessa história... são 4 anos de curso, 3 anos de CAPED, 3 gestões, diversas maneiras de se pensar o curso e o próprio centro acadêmico, mas vamos pensá-lo; a omissão também é carregada de posição política, seja de construção ou desconstrução de algo... mas construir algo é muito mais difícil do que desconstruir... bem vindo ao centro acadêmico de pedagogia...

Um comentário:

  1. Gostaria de deixar bem claro... esse texto não representa a opinião da atual gestão do caped, e sim a minha, que participei desde o começo da sua criação, de 2 gestões e que hj continuo dando uma força pra galera nova...

    queria que esse blog se tornasse um grande espaço de debate dos estudantes e até do curso de pedagogia como um todo, incluindo os professores e funcionários...

    mas queria que cada um refletisse um pouco antes de fazer questionamentos e cobranças... coloquem a mão na cosnciência e pensem o quanto ajudaram a construir o caped, a pedagogia, o campus e a unifesp como um todo... depois disso... retomem as críticas... pq elas são ricas... mas devem ser fundamentadas e refletidas na nossa própria atuação enquanto educadores...

    ResponderExcluir