Segue uma mensagem elaborada pela comissão eleitoral para explicar o Centro Acadêmico e a formação das chapas.
CENTRO ACADÊMICO
Um centro acadêmico pode organizar-se de diversas maneiras. A princípio se elege uma diretoria que pode funcionar com cargos de presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, comunicador e assim por diante; ou, organizar-se em coordenadorias, financeira, comunicação, ensino, pesquisa e extensão e outras que se tornarem necessárias de acordo com as especificidades de cada Centro Acadêmico. As eleições também podem se dar de diversas maneiras: eleições em chapas por voto secreto, eleições em chapas por aclamação em assembléia, eleições por colegiado em voto secreto ou por aclamação em assembléia, é possível que pessoas também sejam eleitas individualmente, por aclamação ou voto secreto, essas determinações devem estar no estatuto de cada centro acadêmico. Esse estatuto deve ser a primeira atividade na construção do CA, todas as eleições se darão por meio das regras estipuladas no mesmo. Em caso de não se haver um estatuto deve ser formar uma comissão pré-CA, que terá missão de propor um ou mais estatutos em assembléia para ser votado, grupos de estudos sobre estatuto, grupos de trabalho que proponham estatutos, artigos de estatuto e outros mais, além de convocar a assembléia para votação desse estatuto. E nesse momento representar os estudantes de pedagogia. O tempo que essa comissão terá para organizar o CA deve ser estipulado em assembléia, assim como os alunos eleitos para essa comissão também devem ser eleitos em assembléia. Caso exista um estatuto provavelmente nele constará as regras para as eleições, e normalmente tira-se em assembléia uma comissão pré-eleitoral que organize as eleições baseadas no estatuto. Porém tudo pode mudar dependendo do estatuto ou da própria assembléia que deve ser soberana, e esfera maior de deliberação de qualquer Centro Acadêmico.
CAPED – UNIFESP: O Centro Acadêmico Cecília Meireles possui um estatuto hoje. Nosso CA se organiza em 5 coordenadorias(Finanças; Comunicação; Assistência estudantil; Ensino, Pesquisa e Extensão; Eventos, Esportes e Cultura) e suas eleições se dão em chapas por voto secreto, atualmente estamos em um novo processo eleitoral. É preciso frisar que não é necessária a formação de apenas uma chapa, podem ser formadas uma ou mais chapas durante o período de inscrições, desde que existam interessados para isso. Cada chapa deve ser composta de no mínimo 10 estudantes do curso de pedagogia.
Estatuto: http://pedagomobilizada.blogspot.com/p/estatuto-do-caped.html
Porém, esse modelo não é uma regra para organização de Centros Acadêmicos, assim como organizar-se em Centros Acadêmicos também não é uma regra de organização para o movimento estudantil. O mais importante é que a Assembléia de alunos tenha soberania para decidir como se organizar e como fazer essa organização.
Esses modelos apresentados são os mais convencionais dentro do movimento estudantil. As decisões tomadas em assembléia devem ser legítimas e representativas, não importando assim a maneira que os (as) estudantes se organizem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário