V Semana da Educação (2011)
Desafios (re)colocados pelo novo PNE
Faculdade de Educação - UNICAMP
Confira a programação
2011 é um ano especialmente importante para o futuro próximo da educação brasileira: está para ser aprovado um novo Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011 - 2020.
Uma vez mais, estamos diante da possibilidade de começar a superar problemas crônicos da educação brasileira, tais como o financiamento deficitário de todos os níveis da educação e a crescente e voraz participação dos setores privados - cujos lobbistas já estão se articulando para retirar, das metas de expansão, qualquer referência à gratuidade do ensino, assim como qualquer regulação do setor privado. Ou seja: não estamos somente diante da referida possibilidade de superação de problemas antigos, mas também estamos sob o risco de que os problemas da educação sejam agravados.
Neste sentido, nós, da Comissão Organizadora da Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, pretendemos contribuir para o debate público e para a organização popular contra os setores privatistas da educação, promovendo uma Semana de discussão intensa dos desafios que nos estão sendo (re)colocados pelo novo PNE.
Sabemos que muitas das metas propostas para esta nova década são decorrências do não-cumprimento das metas do PNE anterior e mesmo da insuficiência das metas passadas, nas quais, lamentavelmente, o Governo Federal segue insistindo - o aumento progressivo do investimento público em educação visando aos 7% do PIB brasileiro é apenas a mais gritante dessas metas insuficientes, quando se dispõe do PNE da Sociedade Brasileira, de 1997, que nos aponta e sustenta a necessidade de 10% do PIB brasileiro para a Educação.
Portanto, gostaríamos de contar com a presença de todos os estudantes e profissionais da área da educação, bem como de todos os interessados pela democratização do acesso à educação de qualidade em nosso país, para que avancemos, nesta nossa Semana da Educação, rumo à superação dos problemas crônicos da Educação brasileira. Como antes, essa superação passa pela mobilização e pelo esclarecimento da população contra os setores privatistas. É para isso que pretende servir esta nossa Semana.
Comissão Organizadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário